Ir para o conteúdo principal

O Atlantic Security Award é uma iniciativa resultado da parceria entre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), o Centro do Atlântico e o Instituto da Defesa Nacional (IDN). Este é o terceiro ano de atribuição do prémio, que permitirá aos selecionados desenvolverem os seus projetos durante um período de oito meses ao longo do ano de 2024.

A atual conjuntura internacional demonstra o quão importante é promover a investigação científica de qualidade que permita sustentar boas políticas de segurança e defesa no espaço do Atlântico. Este objetivo torna a aposta feita pela FLAD ainda mais evidente, tendo em conta a importância do arquipélago dos Açores, enquanto plataforma essencial para a segurança no Atlântico, e do seu potencial ainda por explorar, e faz do Centro do Atlântico e do Instituto da Defesa Nacional parceiros naturais.

O Atlantic Security Award está agora na sua terceira edição, apoiando mais dois investigadores na área da Segurança e Defesa no Atlântico. Os projetos selecionados serão desenvolvidos durante um período de oito meses ao longo do ano de 2024, e são selecionados também pela sua capacidade para contribuir para o progresso no conhecimento em temas relacionados com desafios atuais no âmbito da Segurança e Defesa no espaço atlântico.

Os candidatos a este prémio têm de ter concluído o doutoramento, ou grau equivalente, há não mais de 10 anos e apresentar provas de investigação independente de qualidade.

Os selecionados foram escolhidos pelo júri composto por:

  • Ana Santos Pinto, Professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa;
  • Luís Miguel Escudeiro da Costa Cabral, Atlantic Centre;
  • Maria Francisca Saraiva, investigadora residente do Instituto de Defesa Nacional.

Conheça aqui os projetos vencedores de 2024 do Atlantic Security Award​


Murilo Gomes da Costa


«The Potential of Defence Cooperation in the South Atlantic»

Susana Ferreira


«The transformation of border regimes in the Atlantic»

Frank Mattheis


«Maritime Regional Security Mechanisms in the Atlantic»
Partilhar
Conteúdo