A Unidade de Prevenção de Assédio na Defesa Nacional (UPA) tem como missão monitorizar e acompanhar quaisquer denúncias relativas a condutas suscetíveis de consubstanciar assédio, violência sexual ou discriminação, quando praticadas por militares, militarizados e civis que exerçam funções na Defesa Nacional.
Esta unidade é também um dos canais disponíveis para a denúncia de situações enquadráveis neste contexto, a par da cadeia hierárquica da entidade em causa e da Polícia Judiciária Militar.
Polícia Judiciária Militar
🕿 Lisboa: 917 893 950
🕿 Porto: 919 734 712
Formulário Online
Unidade de Prevenção de Assédio na Defesa Nacional
Presencialmente ou por telefone ( dias úteis das 09h00-17h00), na Secretaria-Geral do MDN
🕿 910 133 061
Email: mdn.upa@defesa.pt
O Ministério da Defesa Nacional condena, em qualquer das suas formas e modalidades, todo o comportamento que possa constituir assédio, violência sexual ou discriminação. Todas as pessoas têm direito a um tratamento respeitoso e digno e a um ambiente de trabalho onde a sua integridade não é afetada.
Quem observe ou tenha conhecimento de conduta que constitua assédio, violência sexual ou discriminação, tem o dever cívico e moral de a denunciar perante as autoridades ou órgãos competentes.
Clique na imagem para aceder ao Guia da Defesa Nacional para a prevenção e combate ao assédio, violência sexual e discriminação.