O Acordo Geral de Cooperação e Amizade e o Acordo de Cooperação Científica e Técnica, ambos assinados em 5 de julho de 1975, definiram as bases gerais de cooperação entre os dois países.
A 13 de junho de 1988 foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica no Domínio Militar, definindo as linhas gerais orientadoras da Cooperação Técnico-Militar (CTM) a desenvolver entre os dois países e criando uma comissão bilateral no domínio militar.
O primeiro Programa-Quadro de CTM foi assinado em 1991.
Com o Tratado de Fiscalização Conjunta de Espaços Marítimos sob Soberania ou Jurisdição da República de Cabo Verde, assinado a 16 de setembro de 2006, foi acrescentada uma nova área de cooperação.
O Tratado de Amizade e Cooperação, de 9 de junho de 2010, prevê a realização de diversos contactos bilaterais (cimeira bienal, reunião anual de MNE, visitas recíprocas, reuniões de consulta política) e cria uma comissão permanente (que reúne anualmente), que integra a Subcomissão no domínio da Defesa.
O Memorando de Entendimento entre os MDN de ambos os países, igualmente de 9 de junho de 2010, criou um grupo de trabalho técnico para avaliar da realização de uma parceria conjunta nas áreas da Economia de Defesa e da Economia do Mar, alargando a CTM àquelas áreas.
Em 2 de dezembro de 2012 foi assinado um novo Acordo de Cooperação no Domínio da Defesa, que prevê, entre outros aspetos, a possibilidade de unidades das Forças Armadas de Cabo Verde (FACV) poderem integrar forças nacionais destacadas e criou uma subcomissão bilateral no domínio da Defesa, que reúne, no mínimo, uma vez por ano.
Em 2 de dezembro de 2012 foi, ainda, assinado um protocolo bilateral de Busca e Salvamento Aéreo, que estabelece a assistência mútua neste âmbito, de acordo com os princípios e as disposições da Convenção sobre Aviação Civil Internacional.
Em 17 de dezembro de 2014 foi assinado um Protocolo adicional ao Tratado de Fiscalização Conjunta de Espaços Marítimos, prevendo também o emprego de meios aéreos para esse fim.
O novo Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) para o período de 2017-2021 foi assinado na Cidade da Praia, em 20 de fevereiro de 2017, dando continuidade ao processo de substituição, gradual, do conceito de CTM pelo de CDD, abrangendo toda a atividade de cooperação bilateral desenvolvida nesse domínio entre Portugal e Cabo Verde.
Tabela 1: Informação sobre os projetos e locais
Projeto/Entidade | Designação | Local |
---|
1 | Apoiar a Estrutura Superior das Forças Armadas de Cabo Verde | Cidade da Praia |
2 | Contribuir para o reforço da Segurança e Autoridade do Estado no mar | Cidade da Praia |