Ir para o conteúdo principal
"No mundo digital, a ciberdefesa é a nova fronteira da segurança nacional." Narendra Modi

​​A defesa no ciberespaço é hoje uma questão estratégica e prioritária para a Defesa Nacional, representando o mais recente desafio nos âmbitos político e militar.

A grande maioria das disputas de poder, de crises e conflitos, ocorre agora no ciberespaço, levando as Forças Armadas a expandir o seu campo de atuação e a romper com o paradigma e a visão tradicional que tínhamos delas até há pouco tempo. O ciberespaço passou a assumir uma posição central no contexto das operações militares, onde a par da terra, do mar, do ar e o do espaço, se passaram também a avaliar tempos de paz e de guerra.

Com base nesta transformação e com o objetivo de nos defender e proteger das ameaças que comprometem o uso legítimo e livre do ciberespaço, a Defesa Nacional e as Forças Armadas portuguesas têm trabalhado de forma estruturada desde 2013, em estreita colaboração com instituições civis e militares, de âmbito nacional e internacional. Em resultado deste trabalho conjunto, de partilha de conhecimento e de experiências, foi definida a Estratégia Nacio​nal de Ciberdefesa (ENCD).

Conheça mais em detalhe algum do trabalho que na Defesa Nacional temos vindo a desenvolver neste campo. Saiba como nos organizamos, como nos preparamos para responder às ciberameaças e aos cibertaques e em que projetos e iniciativas estamos envolvidos.​

Partilhar
Conteúdo