O Forte de São Julião da Barra é um monumento arquitetónico militar e património nacional de importância histórica, cuja construção teve início na segunda metade do século XVI, durante o reinado de D. João III, para reforço do sistema defensivo da Barra do Rio Tejo, tendo sido considerado o «Escudo do Reino».
Para além da missão militar de defesa, funcionou, a partir de 1802, como colégio de educação, destinado aos filhos dos militares do Regimento de Artilharia da Corte, ali instalado – a génese do Colégio Militar.
Prisão durante bastante tempo, foi o cárcere de muitos presos, destacando-se o nome do General Gomes Freire de Andrade.
No início do século XX ainda mantinha uma linha férrea que passava pela ponte sobre o fosso e que servia para o transporte das pesadas munições usadas nas então novas bocas-de-fogo de costa.
Desativado da sua função defensiva em 1947, passou a ser utilizado, a partir de 1951, para atos de representação dos organismos integrados na Defesa Nacional.
Em julho de 1957 foi classificado como Imóvel de Interesse Público, estando atualmente sob a tutela do Ministério da Defesa Nacional.
Vídeo histórico do Forte de São Julião da Barra
Abertura ao Público
Procedimentos
A solicitação de visitas deverá ser requerida com um mínimo de
quinze dias de antecedência.
O pedido deverá ser dirigido ao
Secretário-Geral do Ministério da Defesa Nacional por correio eletrónico para o endereço dscrp.fsjb@defesa.pt, ao qual deverá ser anexado o
Formulário de Pedido de Visita, devidamente preenchido.
Informações:
- As visitas são gratuitas e efetuadas de segunda-feira a sexta-feira.
- Pode ser agendada uma visita de manhã, com início entre as 09h00 e as 10h00 e/ou uma visita à tarde, com início entre as 13h00 e as 14h00.
- A visita demora cerca de uma hora e trinta minutos.
- É recomendada a utilização de calçado confortável.
- Estacionamento gratuito.
- Grupos de crianças e jovens deverão ser acompanhados pelo número de educadores/professores estabelecido pelo Ministério da Educação.
Para a preparação da visita recomenda-se a consulta do
roteiro informativo do Forte de São Julião da Barra.
Procedimentos
Os pedidos de cedência de espaços do Forte de São Julião da Barra deverão ser requeridos com uma antecedência mínima de um mês relativamente à data da realização do evento.
A solicitação deverá ser dirigida ao Secretário-Geral do Ministério da Defesa Nacional através do endereço eletrónico dscrp.fsjb@defesa.pt, ao qual deverá ser anexado o Formulário de Pedido de Utilização do Forte de S.Julião da Barra, devidamente preenchido.
A informação detalhada sobre os espaços disponíveis poderá ser consultada no folheto informativo.
Tabela de preços para a cedência de espaços no Forte de S. Julião da Barra.
Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional
Direção de Serviços de Comunicação e Relações Públicas
Telefone: +351 213 038 520
Email: dscrp.fsjb@defesa.pt
Forte de São Julião da Barra
Estrada Marginal
2780-267 Oeiras
Direções