Ir para o conteúdo principal
O Ministério da Defesa Nacional prepara e executa a política de Defesa Nacional e das Forças Armadas
Portal da Defesa na InternetInícioDefesa NacionalO que faz o Ministério da Defesa Nacional

​​​A área de Governação da Defesa Nacional tem por missão formular, conduzir, executar e avaliar a política de defesa nacional no âmbito das competências que lhe são conferidas pela Lei de Defesa Nacional, bem como assegurar e fiscalizar a administração das Forças Armadas e dos demais serviços, organ​ismos, entidades e estruturas nele integrados.


Atribuições do Ministério da Defesa Nacional​​​

O Ministério da Defesa Nacional (MDN) participa na definição da política de defesa nacional e, nesse contexto, elabora e executa a política relativa à componente militar da defesa nacional e coordena, monitoriza e apoia a execução da componente não-militar da política de defesa das outras áreas governativas, cujas ações a implementar se encontram identificadas no Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN).

No âmbito da gestão de crises, o MDN assegura a respetiva resposta nacional da componente militar, no quadro das alianças de que Portugal é membro. No que diz respeito às relações com organismos internacionais de caráter militar, coordena e orienta as ações relativas à satisfação de compromissos militares decorrentes de instrumentos de Direito Internacional, sem prejuízo das atribuições próprias do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Relativamente às suas funções de fiscalização e inspeção das Forças Armadas, o ministério é responsável por fiscalizar a administração das Forças Armadas e por assegurar a preparação dos meios ao seu dispor e acompanhar e inspecionar a respetiva utilização.

A​ nível orçamental, elabora o orçamento da defesa nacional e orienta a elaboração das propostas de Lei de Programação Militar e de Programação de Infraestruturas Militares.

O MDN define, executa e coordena as políticas dos recursos humanos, materiais e financeiros desta área governativa e apoia o financiamento de ações relacionadas com a Defesa, através da atribuição de subsídios e da efetivação de transferências no âmbito dos programas sob sua responsabilidade.

No âmbito da Investigação e Desenvolvimento, o ministério promove e dinamiza o estudo, a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a divulgação das matérias com interesse para a defesa nacional e, ao nível da economia de defesa do País, concebe, desenvolve, coordena e executa a política relativa à promoção da base tecnológica e industrial de defesa.

Através do ministro, o MDN dirige o Sistema Nacional para a Busca e Salvamento Marítimo e o Sistema Nacional para a Busca e Salvamento Aéreo, sendo de referir que o Ministro da Defesa Nacional preside ao Conselho Coordenador Nacional do Sistema da Autoridade Marítima e exerce a tutela inspetiva sobre a Cruz Vermelha Portuguesa e a Liga dos Combatentes.

O ministério presta, ainda, o necessário apoio técnico e administrativo ao Primeiro-Ministro em matéria de defesa nacional e das Forças Armadas.​

Partilhar
Conteúdo