Ir para o conteúdo principal
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasDireção-Geral de Política de Defesa Nacional assinala três décadas de existência

11 de fevereiro de 2021 - Fonte: DGPDN

Decorreu esta quinta-feira, a sessão comemorativa das três décadas da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN), que se realizou em formato digital. O evento virtual contou com intervenções do atual Diretor-Geral de Política de​​ Defesa Nacional, Paulo Lourenço e do General Gonçalves Ribeiro, que assumiu primeiramente estas funções, aquando da sua criação. 

O Ministro João Gomes Cravinho, que encerrou a sessão, assinalou o relevante papel de apoio e assessoria desta Direção à tutela, destacando as suas missões de “formulação, coordenação e execução da política de Defesa Nacional, do planeamento estratégico e das relações externas e ainda da promoção e coordenação da política de cooperação no domínio da Defesa".

Foi também referida a ajuda cada vez mais indispensável da DGPDN na tomada de decisão, no que concerne à política de defesa nacional, permitindo antecipar ameaças, desafios e oportunidades.

A resposta à pandemia é um exemplo recente e paradigmático do papel central que a DGPDN tem vindo a assumir na promoção da partilha de informação entre os diferentes países da UE e da NATO sobre o empenhamento das Forças Armadas neste combate.

Na sessão comemorativa, foi exibido um vídeo institucional​ de lançamento de uma série de curtos vídeos documentais que procura reconstituir o percurso desta estrutura, desde a sua criação. Foi igualmente apresentado o Livro Digital*, que reúne dezenas de depoimentos dos muitos decisores políticos, diretores-gerais, embaixadores, oficiais e colaboradores que estão ou estiveram ligados à Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, ao longo dos últimos trinta anos, e cujo prefácio é assinado pelo Ministro João Gomes Cravinho. ​

* ​Nota: a leitura do livro requer a instalação de uma extensão no browser, que poderá ser descarregada aqui.


Tenha acesso às intervenções:

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho

Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Paulo Lourenço


Vídeo - Três Décadas de História

​​

Galeria de imagens



Partilhar
Conteúdo