Ir para o conteúdo principal
Um dos temas abordados, nesta que é a mais importante reunião bilateral entre Portugal e os Estados Unidos, no âmbito da cooperação em matéria de defesa entre os dois países

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCentro do Atlântico integra a 46ª Comissão Bilateral Permanente Portugal- Estados Unidos

17 de dezembro de 2021 - Fonte: Atlantic Centre

A Coordenadora do Centro do Atlântico, Licínia Simão, esteve presente na 46ª reunião da Comissão Bilateral Permanente (CBP) entre Portugal e os Estados Unidos, que teve lugar, em Lisboa, no passado dia 17 de dezembro.

O Centro do Atlântico foi um dos temas abordados, nesta que é a mais importante reunião bilateral entre Portugal e os Estados Unidos, no âmbito da cooperação em matéria de defesa entre os dois países.

Na sua intervenção, a Coordenadora agradeceu o apoio dos Estados Unidos a esta iniciativa do Governo português, liderada pelo Ministério da Defesa Nacional, e reiterou a importância de continuar a contar com o empenho dos Estados Unidos.

Entre as áreas onde a cooperação com os EUA se poderá estreitar estão a disseminação da iniciativa junto de novos parceiros atlânticos e junto da rede de centros de investigação e think tanks norte-americanos. A Coordenadora sublinhou ainda que também no domínio da segurança marítima, a cooperação no âmbito do Centro do Atlântico poderá beneficiar de um maior empenho norte-americano, incluindo na criação de novas iniciativas de capacitação no domínio da defesa em articulação com os parceiros africanos.

Foi reiterada a expetativa de que os EUA se façam representar ao mais alto nível na reunião virtual de 20 de janeiro, que reunirá os signatários de declaração conjunta, com vista à apresentação do Roteiro preparado por Portugal para o desenvolvimento do Centro.

A Declaração Conjunta da 46º CBP reitera a importância de implementar o Roteiro do Centro do Atlântico para a estabilidade da região euro-atlântica.​

Uma última nota para o facto de a CBP ter reiterado a importância estratégica dos Açores e da Base das Lajes, onde o Centro do Atlântico ficará localizado, no contexto das relações entre os dois países.



Partilhar
Conteúdo