Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasTomada de posse da Diretora-Geral do Instituto da Defesa Nacional
03 de maio de 2023

​A Professora Doutora Isabel Ferreira Nunes tomou posse como Diretora-Geral do Instituto da Defesa Nacional (IDN). O momento foi assinalado numa cerimónia presidida pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, que teve lugar no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional.

Helena Carreira afirmou contar com as capacidades académicas, profissionais e pessoais da Diretora-Geral, nas quais incluiu “o rigor e a exigência que coloca no seu trabalho, mas sobretudo o seu sentido de missão e de serviço público para fortalecer o IDN enquanto espaço de conhecimento, de encontro e de liberdade".

Na sua intervenção, a Ministra da Defesa Nacional referiu ainda a necessidade de se reforçar a abertura da Defesa Nacional à sociedade civil, aos jovens, às universidades e a outras instituições, a fim de se difundir o conhecimento sobre esta área de soberania, afirmando que “também assim se fortalece a democracia e as suas instituições".

Helena Carreiras destacou igualmente a importância do IDN no incentivo à literacia na área da Defesa, à investigação e à formação, à promoção e divulgação do debate público, à formulação e desenvolvimento do pensamento estratégico nacional nos domínios relacionados com a Segurança e Defesa e no apoio à tomada de decisão.

O recente e importante apoio prestado pelo IDN no processo em curso de revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional e ao Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, projeto que visa fomentar uma cultura de Segurança, Defesa e Paz junto de públicos em idade escolar e que na sua segunda edição, lançada no ano passado, em parceria com a Direção-Geral da Educação e com o Centro Nacional de Cibersegurança “deu mais um passo decisivo na promoção de uma cidadania ativa nestas áreas", foi também recordado pela Ministra da Defesa Nacional.

 

Sobre Isabel Ferreira Nunes

A exercer funções como Diretora-Geral do IDN, em regime de substituição desde março de 2022, Isabel Ferreira Nunes é doutorada em Ciência Política pela Universidade de Twente, possui um pós-doutoramento em Relações Internacionais pela Universidade de Groningen (Holanda) e é mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa.

Isabel Ferreira Nunes exerceu ainda, entre 2006 e 2008, funções como subdiretora do Instituto da Defesa Nacional e conta, no seu currículo, com uma vasta experiência ao serviço da Defesa Nacional, desde 1989. Responsável pelo desenvolvimento de vários projetos de investigação no domínio política externa, segurança e defesa europeia, é também autora de várias publicações alusivas a estas temáticas.

Durante este período foi diretora do Centro de Estudos e Investigação do IDN, abraçou projetos de extrema relevância para as políticas de Defesa Nacional, para a produção de conhecimento nesta matéria e para a aproximação à sociedade civil. Participou ainda ativamente em prestigiadas redes europeias, como é o caso das iniciativas desenvolvidas no quadro do Colégio Europeu de Segurança e Defesa ou da Rede de Instituições de Estudos Estratégicos Europeus.

A nomeação de Isabel Ferreira Nunes para a direção do IDN surge agora na sequência de um concurso público desenvolvido pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).  Helena Carreiras refere que esta escolha deve ser vista como “um sinal de confiança na sua dedicação relativamente a esta instituição, bem como no trabalho por si já realizado, não só como Diretora interina do IDN desde março de 2022, mas ao longo de décadas ao serviço deste Instituto".​



Partilhar
Conteúdo