Ir para o conteúdo principal
Preservar a Memória e garantir o acesso à Herança Cultural da Defesa Nacional
Portal da Defesa na InternetInícioA Defesa e EuPatrimónio Histórico e Cultural

​Os arquivos, bibliotecas e museus da Defesa Nacional conservam um património histórico e cultural de grande importância para o conhecimento da história do nosso país. Temos séculos de informação para partilhar e queremos assegurar o seu acesso a todos.

Em linha com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável, e com o objetivo de proteger e dar a conhecer o património gerado pela atividade das Forças Armadas e dos serviços e organismos da Defesa Nacional, criámos uma porta de acesso digital aos arquivos, bibliotecas e mus​eus da Defesa Nacional, a que chamámos Instituições de Memória.

O portal Instituições de Memória da Defesa Nacional, criado em 2018, e o portal Arqmedia da Defesa, em implementação desde 2019, são fruto de projetos do programa SIMPL​EX, desenvolvidos com apoio financeiro comunitário, no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa.

Obras de arte, livros, partituras, documentos arquivísticos, artefactos históricos, fotografias e filmes são apenas alguns dos conteúdos que fazem parte deste vasto património da Defesa. Através destes portais temos como objetivo transferir para os meios digitais os objetos da herança cultural da Defesa Nacional. Este é o legado que queremos preservar e transmitir às novas gerações.

Seja para documentar um trabalho académico ou uma investigação que tem em curso, por razões profissionais, para reviver histórias ou partilhar memórias com quem lhe é próximo, ou pelo simples prazer de aprender, visite-nos e surpreenda-se.

Partilhar
Conteúdo