Ir para o conteúdo principal

​O Património Audiovisual constitui um dos guardiões da memória coletiva, existindo uma responsabilidade na sua preservação, conservação e em garantir o seu acesso a todos.

As imagens em movimento e as gravações sonoras são registos importantes das nossas vidas, encerram grande parte da nossa memória, essencial para a construção da identidade coletiva. Por este motivo devem ser conservadas e divulgadas enquanto elementos do património comum, garantindo assim o direito à informação e ao conhecimento.

A Defesa Nacional é detentora de um espólio histórico audiovisual considerável, pertença do Ministério da Defesa Nacional, do Exército, da Marinha, da Força Aérea, do Instituto da Defesa Nacional e da Liga dos Combatentes, constituído por cerca de 9.700 documentos de suportes fílmicos e magnéticos, nos formatos de 8mm e 16mm e suportes magnéticos nos formatos UMATIC, BETACAM, VHS e BETAMAX, constituído desde a década de 20.

O projeto ARQMEDIA DA DEFESA, financiado no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA), deu continuidade à estratégia iniciada em 2016 em matéria de preservação e divulgação do património histórico-cultural existente nas Instituições de Memória da Defesa Nacional e veio garantir o tratamento e digitalização do espólio audiovisual histórico existente e permitir o acesso público a milhares de registos de imagens e de sons, que traduzem uma parte importante da História Militar, que é também a História do nosso país.

Este projeto envolveu 6 entidades da Defesa Nacional: a Secretaria-Geral que coordenou o projeto, o Exército, a Força Aérea, a Marinha, o Instituto da Defesa Nacional e a Liga dos Combatentes.

O projeto ARQMEDIA DA DEFESA decorreu entre janeiro de 2019 e junho de 2021, havendo uma fase de desenvolvimento de alguns ​serviços adicionais e de otimização que decorreu até junho de 2022.

Destacam-se como principais resultados:

  • Edificação de novo modelo de disponibilização do património audiovisual histórico através do Portal IMDN e do site Arqmedia da Defesa
  • Preservação do património audiovisual da Defesa com a digitalização de milhares de conteúdos
  • Descrição e normalização da informação dos arquivos audiovisuais históricos melhorando a qualidade da informação
  • Reforço da capacidade instalada em matéria de edição e codificação de vídeo e armazenamento.

A estratégia de preservação dos acervos de filme, de vídeo, de áudio e de fotografia passou pela respetiva avaliação prévia, inventariação, restauro e estabilização, digitalização, visualização, descrição, importação dos registos descritivo e descarregamento nos servidores dos ficheiros digitalizados, nos formatos de preservação, consulta e divulgação online. A disponibilização e o acesso online a estes acervos passaram a ser possível através do Portal IMDN e das soluções de gestão de arquivo histórico/património cultural existentes na Defesa (plataformas Archeevo e InPatrimonium), bem como através de micro-site criado para disponibilização dos conteúdos audiovisuais objeto de edição e codificação de vídeo (CLIPS).

Destacam-se os seguintes números do projeto:

  • 9 700 Suportes fílmicos e magnéticos inventariados
  • 3 540 Suportes fílmicos e magnéticos restaurados e estabilizados
  • 9 215 Suportes Audiovisuais digitalizados
  • 8 340 filmes e vídeos descritos
  • 400 Clips disponíveis no Site ARQMEDIA             
  • 187 718 Conteúdos fotográficos digitalizados
S​ITE ARQMEDIA DA DEFESA​​​​​​​​​​​
​​

Pode ainda visualizar aqui o vídeo promocional do Arqmedia da Defesa.

Eventos em que houve apresentação deste projeto:

​​​​
​​​​

​​​​
Partilhar
Conteúdo