Ir para o conteúdo principal
Portal da Defesa na InternetInícioA Defesa e EuPatrimónio Histórico e CulturalPortal das Instituições de Memória da Defesa Nacional

​​​​​​​​​​​O portal das Instituiçõ​es de Memória da Defesa Nacional dá-lhe acesso digital ao património histórico e cultural de bibliotecas, arquivos e museus do universo da Defesa. Aqui preservamos a memória da Defesa Nacional e das Forças Armadas, que é também parte da História do nosso país, da nossa gente e da nossa cultura.

Através deste portal pode aceder ao catálogo da Rede das Bibliotecas da Defesa Nacional ou navegar nos catálogos dos arquivos históricos: da Defesa Nacional, da Marinha, Militar do Exército, da Força Aérea, da Liga dos Combatentes e do Centro de Audiovisuais do Exército. Terá ainda acesso digital aos catálogos de seis Museus Militares do Exército – Lisboa, Porto, Elvas, Bragança, Madeira e Açores –, do Acervo Museológico do Forte de S. Julião da Barra e​ dos Museus de Marinha e da​ Liga dos Combatentes. Temos ao seu dispor um mundo fascinante de informação para descobrir.

Aceda a descrições bibliográficas de manuscritos raros como o Lyvro de Plantaforma das Fortalezas da Índia, que se calcula ser datado de 1620 e que integra um conjunto de 77 plantas de fortalezas e cidades do Estado da Índia, dos finais do século XVI aos meados do século XVII. Para além das plantas, da autoria do notável cartógrafo luso-malaio Manuel Godinho de Herédia, integra ainda textos de António Bocarro e as despesas e receitas das fortalezas e demais encargos do Estado da Índia, recolhidos pelo secretário Pedro Barreto de Resende.  Esta obra, com encadernação da época, em pele de vitela sobre pastas de madeira, pertence à Biblioteca do Forte de S. Julião da Barra e a sua reprodução pode ser consultada na Biblioteca da Secretaria-Geral do MDN.

Encontre também, sem sair de casa, versões digitais de outros manuscritos como os Livros Mestres ou de Matrícula e os de Vencimentos, que possuem registos da população portuguesa masculina, dos séculos XVIII a XIX,  distribuídos por 3.822 livros, inscritos em 420.000 folhas e que vigoraram até 1908, ano em que foram extintos por terem sido criadas as folhas de matrícula para oficiais e praças.

Tenha ainda acesso a informação arquivística sobre a história de Portugal mais recente, como fotografias do Conselho de Revolução em reuniões de trabalho, de 1975, ou Comunicados da Junta de Salvação Nacional, de 1974, que se encontram no Arquivo da Defesa Nacional.

O portal das Instituições da Memória da Defesa cresce a cada dia graças aos esforços de bibliotecários, arquivistas, museólogos, curadores e outros profissionais que estão disponíveis para o apoiar na pesquisa e na recuperação de informação. Queremos que este portal seja cada vez mais uma ferramenta de trabalho útil e efetiva para estudantes e investigadores, mas queremos também ir ao encontro daqueles que nos procuram pelo simples prazer de conhecer o seu passado e o património histórico de Portugal.

Navegue pela memória da defesa aqui: https://portalmemoria.defesa.gov.pt​/​

​​​

​​


​​Saiba mais sobre o projeto Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional
Partilhar
Conteúdo