Ir para o conteúdo principal
Formação e Treino
​​​​​​​​​​​​​​

​​​​O Colégio de Defesa da CPLP, constituiu-se em 2016, com a aprovação dos seus Termos de Referência, como um fórum especializado de formação e capacitação em assuntos de Defesa, projetado para militares e civis dos Estados-membros da CPLP​. O objetivo seria potenciar a cultura da Defesa entre os seus Estados-Membros, contribuindo para a sua coesão e promovendo a cooperação e o intercâmbio científico na área da Defesa. Reconhecida e identificada a necessidade de formação, o Colégio veio proporcionar a capacitação de oficiais das forças armadas, das forças de segurança e técnicos superiores dos Estados-Membros da CPLP para ocuparem cargos na estrutura da Defesa dos respetivos países ou para participarem nos órgãos e atividades da Componente de Defesa, contribuindo também para o reforço e a edificação de estruturas de ensino militares e de Defesa nos Estados-Membros da CPLP. O Colégio de Defesa promove a partilha de conhecimentos e experiências nas várias áreas da defesa, criando as bases para a progressiva afirmação dos países da CPLP, individual ou colectivamente, como atores relevantes na manutenção da paz e segurança internacionais.

A coordenação do Colégio (sem sede física) é assumida durante um ano civil, rotativamente e por ordem alfabética, por cada um dos Estados-Membros que aceitem organizar a realização de cursos, estágios ou módulos de formação.

As atividades do Colégio materializam-se através da disseminação da doutrina comum, pela oferta de cursos de qualificação, formação específica e atualização de conhecimentos, bem como tirocínios ou estágios no âmbito da Componente de Defesa da CPLP. Os cursos são primariamente direcionados aos oficiais superiores ou civis equiparados dos Estados-Membros e poderão incidir sobre temas relacionados com a geopolítica ​e a geoestratégia, o planeamento estratégico, a resposta a crises e o planeamento de Operações de Apoio à Paz, riscos e ameaças emergentes, entre outros.

​Desde a aprovação do seu Regulamento na XVIII Reunião de MDN/CPLP em Malabo, em maio de 2017, realizaram-se duas edições, em 2018 e 2019, organizadas pelo Brasil e Portugal, respetivamente. Já calendarizadas estão as próximas duas edições organizadas por Portugal em 2022 e Moçambique em 2023.



Na 1.ª Edição, foi ministrado, pelo Brasil, o Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA) organizado em duas sessões - de 5 ​de fevereiro a 2 de março de 2018, na sua fase à distância, e de 5 a 16 de março, na sua fase presencial, na Escola Superior de Guerra do Brasil – Campus Brasília.




​A 2.ª Edição realizou-se entre 1 e 12 de julho de 2019, no Instituto Universitário Militar (IUM), em Portugal, com o Curso de Ciberdefesa, ​tendo proporcionado a atualização de conhecimentos sobre a segurança e defesa no ciberespaço, ​assim como formação avançada na área das Ciências Militares no domínio específico da Ciberdefesa.




A 3.ª Edição, organizada pelo Instituto Universitário Militar de Portugal (IUM), decorreu online de 19 a 23 setembro de 2022 e foi dedicada ao Curso de Geopolítica de África: o Papel da CPLP na Segurança Regional. Aceda à​s sessões do curso aqui





A 4.ª Edição decorreu no Instituto Superior de Estudos de Defesa de Moçambique, de 19 a 23 de junho, subordinada ao tema 'O Papel da CPLP na Prevenção e Combate ao Terrorismo dos Estados-Membros'.​







Partilhar
Conteúdo