Ir para o conteúdo principal
Ministro da Defesa Nacional preside à cerimónia comemorativa do Dia da Academia Militar
Este ano, comemoram-se os 230 anos da Academia Militar, como estabelecimento de Ensino Superior Militar Universitário

​​​O Exército comemorou, a 12 de janeiro, o Dia da Academia Militar (AM), nas instalações da Sede em Lisboa, que teve como ponto alto a cerimónia militar presidida pelo Ministro da Defesa Nacional (MDN), Professor Doutor João Gomes Cravinho, e que contou com a presença do General Pinto Ramalho, do Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, entre outras entidades militares e civis.

As comemorações tiveram início com uma Missa de Sufrágio em homenagem aos Antigos-Alunos e servidores na AM já falecidos, seguindo-se, após as honras militares, à chegada do Ministro da Defesa Nacional, com Desfile da Guarda de Honra, a Cerimónia de Homenagem aos Antigos Alunos Mortos ao Serviço da Pátria, que contemplou a colocação simbólica de uma coroa de flores junto ao busto do fundador da AM, Marquês Sá da Bandeira.

Destaca-se, ainda, a apresentação do livro “A Fundação do Exército Português", que decorreu na Biblioteca da AM e a inauguração da exposição “230 anos de Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho", no Salão Nobre da Unidade.

O Comandante da AM, Major-General Vieira Borges, no seu discurso, salientou o conjunto de atividades desenvolvidas no decorrer do ano transato, do qual se destaca o processo de recrutamento e admissão, que teve 1040 candidatos para as 99 vagas autorizadas, sendo que estes alunos do 1.º ano “estão fardados na Parada de acordo já com o novo Regulamento de Uniformes do Exército" e evidenciou ainda a realização do 1.º Curso de Formação de Formadores sobre Integração da Perspetiva de Género em Operações.

Futuramente, a prioridade de atuação da AM recairá, a título de exemplo, na estruturação dos Ciclos de Estudo em Mestrados Não-Integrados, qualificar o Corpo Docente e melhorar os métodos pedagógicos utilizados, confrontando os alunos com mais praxis, criatividade e sentido critico construtivo.

O Ministro da Defesa Nacional, na sua alocução, demonstrou o seu “imenso orgulho na história da AM" e “na formação de elevadíssimo nível que aqui tem sido ministrada ao longo da sua existência". Destacou a capacidade de renovação da AM, “de responder aos desafios do seu tempo", tendo evidenciado ao nível da educação e da formação a acreditação dos Ciclos de Estudos pela Agência Nacional de Ensino Superior.

A terminar, o Professor Doutor João Gomes Cravinho deixou uma palavra de agradecimento e reconhecimento “pela liderança do Major-General Vieira Borges, que muito tem contribuído para que a AM se tenha posicionado de forma empenhada na resolução dos desafios do nosso tempo".

Após o desfile do Corpo de Alunos, todos os presentes foram convidados a visitar a exposição sobre o tema “A Internacionalização na AM", patente na Sala do Aluno.

A comemoração do 230.º aniversário da Academia Militar, como estabelecimento de Ensino Superior Militar Universitário, herdeiro da Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, visou celebrar a efeméride e exaltar a história, as tradições, os valores e a cultura, que têm constituído o sustentáculo da formação de sucessivas gerações de Oficiais dos Quadro Permanentes do Exército e mais recentemente, desde 1991, também da GNR.

Atualmente, os cursos de formação de Oficiais da AM são frequentados por 444 alunos (12% mulheres), sendo que 289 são do Exército, 133 da GNR e 22 dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Estes cursos conferem o grau de mestre através de ciclos de estudos integrados, acreditados pela A3ES e que refletem as necessidades das diferentes Armas e Serviços do Exército e da GNR.

Partilhar
Conteúdo