Ir para o conteúdo principal
Braga acolhe a cerimónia de receção do Estandarte Nacional da 3.ª Força Destacada no Afeganistão
A cerimónia materializou o regresso a Portugal do Estandarte Nacional que acompanhou durante seis meses os militares no Teatro de Operações

​​​A Praça do Município, em Braga, foi no dia 11 de janeiro o palco da cerimónia militar de receção do Estandarte Nacional que acompanhou a 3.ª Força Nacional Destacada (3FND) para o Afeganistão, enquanto Força de Reação Rápida (Quick Reaction Force - QRF) e Elemento Nacional de Apoio (National Support Element - NSE), no âmbito da Resolute Support Mission da NATO.

O Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, presidiu à cerimónia e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio, do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, entre outras entidades militares e civis.

Esta cerimónia reflete um momento de reconhecimento aos 170 militares que cumpriram, entre o mês de maio e o mês de novembro de 2019, a missão de garantir a segurança do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, a QRF, e de apoiar administrativamente e logisticamente todos os militares portugueses em missão no TO do Afeganistão, o NSE.

O Major Samuel Gomes dirigiu-se à 3FND/QRF/RSM, pela última vez enquanto seu Comandante, e agradeceu a “singular dedicação e arreigado sentido de missão" dos homens e mulheres da QRF e do NSE, realizando uma saudação especial aos familiares e amigos destes militares, destacando o importante papel que lhes coube no apoio de retaguarda.

O Chefe do Estado-Maior do Exército, na sua intervenção, dirigiu-se aos militares da 3FND/AFG/RSM destacando que “a vossa Força exaltou o Exército e as Forças Armadas Portuguesas, como contribuintes ativos para o fortalecimento da segurança cooperativa e da paz mundial, em linha com a política de defesa nacional e de segurança do Estado além-fronteiras.

O General José Nunes da Fonseca dirigiu-se aos familiares e amigos, presentes e ausentes, dos militares saudando-os com consideração e apresentou um sentido agradecimento, pelo apoio de retaguarda que proporcionaram, nas circunstâncias desta exigente, e espacialmente longínqua, operação militar. Ressaltou a importância da “família militar", fomentadora de motivação, tranquilidade e mesmo determinação para bem fazer, pilares essenciais ao desempenho operacional individual.

Do programa da cerimónia destaca-se o momento da receção do Estandarte Nacional por parte do Comandante da Brigada de Intervenção, Brigadeiro-General Matos Alves, a Brigada responsável pelo aprontamento da Força, com base no Regimento de Cavalaria N.º 6.

A terminar este momento marcante, as Forças em Parada desfilaram perante a moldura humana presente na Praça do Município.

Partilhar
Conteúdo