Ir para o conteúdo principal
Militares em aprontamento para o Afeganistão realizam Semana de Treino Operacional em Chaves
O objetivo foi dotar a 5.ª Força Nacional Destacada com as competências necessárias ao desempenho das tarefas no cumprimento da missão

​​​O Exército, entre 02 e 06 de março, no âmbito do aprontamento da 5.ª Força Nacional Destacada (5FND), para o Teatro de Operações (TO) do Afeganistão (AFG), realizou no Regimento de Infantaria N.º 19, em Chaves, uma Semana de Treino Operacional da Força.

O Regimento de Infantaria N.º 13, em Vila Real, constituiu-se como a Unidade Mobilizadora da 5FND/AFG, que integra a Força de Reação Rápida (Quick Reation Force - QRF) constituída por 154 militares e um Elemento de Apoio Nacional (National Support Element- NSE) por 16 militares.

A Semana de Treino Operacional teve como objetivo principal dotar os militares da Força com as competências necessárias ao desempenho das tarefas no cumprimento da missão, nomeadamente as técnicas de detenção e algemagem e a utilização do binómio cinotécnico, ministradas por militares do Regimento de Lanceiros N.º 2.

Das atividades desenvolvidas destacam-se, ainda, realização de tiro instintivo reativo e dinâmico e o treino de técnicas, táticas e procedimentos de tarefas críticas em utilização no TO.

A 5FND, no âmbito da Resolute Support Mission. tem prevista a sua projeção para o TO do AFG no próximo mês de maio, sendo que o seu emprego operacional decorrerá previsivelmente até novembro de 2020.

Partilhar
Conteúdo