Ir para o conteúdo principal
Exército comemora o Dia Internacional da Mulher e das Raparigas na Ciência
O Instituto dos Pupilos do Exército associou-se a este reconhecimento especial às cientistas femininas organizando diversas atividades laborais

​​​​O Exército, através do Instituto dos Pupilos (IPE), sediado em Lisboa, desenvolveu hoje um conjunto de atividades didáticas no âmbito do Dia Internacional da Mulher e das Raparigas na Ciência e do Dia da Internet Mais Segura.

Visando sensibilizar as crianças e jovens do IPE para o mundo da ciência, o dia ficou especialmente marcado pela elaboração de várias experiências científicas, nomeadamente no âmbito do campo magnético e eletrogenético da terra, que suscitou a curiosidade dos mais novos.

As atividades organizadas visaram, também, realçar o papel das cientistas femininas, em especial das cientistas Marie Curie e Mary Anning, tendo as alunas e os alunos tido a oportunidade de produzir diversas atividades práticas laborais, no âmbito das descobertas realizadas por estas conceituadas cientistas, como é o caso da radioatividade, paleontologia e vulcanismo.

O dia comemorativo ficou especialmente marcado pela partilha de histórias e experiências, da qual se destacam duas apresentações, a primeira realizada em conjunto pela Professora Doutora Mariana Galera Soler e a Professora Doutora Isabel Lousada, ambas cientistas nacionais da Associação Portuguesa de Mulheres na Ciência (Portuguese Association of Women in Science (AMONET), que em parceria com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, debateram o projeto “Women Impact Science". Uma iniciativa que “visa dar visibilidade ao impacto das mulheres na ciência", pois segundo as duas cientistas “a ciência com mulheres e a ciência sem mulheres não é a mesma".

A segunda apresentação foi protagonizada por uma antiga aluna do IPE, a Daniela Marques, que participou com o seu testemunho, enquanto organizadora do projeto “Girls in Tech", que promove a discussão entre as alunas do Ensino Secundário e Superior sobre o que significa estudar STEM (Science, Technology, Engineering, Maths) na Universidade.

Paralelamente, o IPE aproveitou este dia para promover também a sensibilização e a consciencialização de uma utilização mais segura da Internet, uma vez que também se comemora a 11 de fevereiro o Dia da Internet Mais Segura. Neste âmbito, os alunos do 8.º ano de escolaridade organizaram uma palestra, alertando os mais novos para os perigos que podem ocorrer na utilização da Internet.

Partilhar
Conteúdo