No âmbito da implementação do “Memorando de Entendimento" (MdE), assinado em 2022, entre o Governo da Républica da Serra Leoa e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., uma equipa da Unidade de Implementação do Instituto (UIC) realizou no início de agosto uma visita técnica em Freetown, na Serra Leoa.
A visita da equipa da UIC, composta pelo Gestor do Projeto e pelo Oficial de Formação e Treino, teve como finalidade, conjuntamente com os responsáveis da Marinha da Serra Leoa, de coordenar e concertar as questões relacionadas com a implementação dos objetivos especificados no memorando de entendimento.
A equipa da UIC teve também oportunidade de apresentar os objetivos e ponto de situação sobre a componente nacional do projeto SWAIMS – “Operational Response and Management of the Rule of Law at Sea"*.
De referir ainda que os elementos da UIC foram recebidos pelo Chefe de Gabinete, Coronel TM Brima (em representação do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Major-General Alpha), pelo Chefe de Estado-Maior da Marinha, Comodoro Philip Jesbert Juana, pelo coordenador designado pelo governo da Serra Leoa para a implementação do Memorando de Entendimento, Saffa Kanneh, e pelo Embaixador da Delegação da União Europeia em Freetown, Manuel Muller.
O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente nacional é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.