Uma equipa de especialistas da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional esteve, em agosto, na República do Benim, numa ação de apoio à formação das tripulações de embarcações semirrígidas da Marinha Nacional do Benim (MNB), ao abrigo do “Memorando de Entendimento" (MdE) assinado em 2023 entre o Governo da República do Benim e o Instituto Camões. Esta ação teve como objetivo apoiar os formadores da MNB, que em final de 2023 realizaram em Portugal o “curso de formação de formadores”, ministrado pela Marinha e pela Autoridade Marítima Nacional.
A formação, que no total contou com 8 elementos da MNB, realizou-se nas áreas do Combate à Poluição no Mar e Criminalidade Marítima, tendo a 1.ª sido realizada por videoconferência, com um elemento da Direção de Combate à Poluição no Mar, da Direção-Geral da Autoridade Marítima.
Na área da Criminalidade Marítima, o apoio realizou-se presencialmente, através de uma Agente da Polícia Marítima da Unidade Central da Investigação Criminal do Comando-geral da Polícia Marítima e focou-se na operação de um kit forense e respetivas técnicas de recolha, manuseamento e preservação de vestígios forenses, no âmbito de um cenário de crime marítimo. Por forma a sedimentar os procedimentos e as técnicas forenses essenciais à garantia da custódia da prova, os formandos realizaram vários exercícios práticos, não só em sala de aula, como também, a bordo de uma lancha de patrulha costeira da MNB.
Durante esta missão em Cotonou, o Oficial de Formação e Treino da Unidade de Implementação do Camões e a Agente da Polícia Marítima, foram recebidos na Delegação da União Europeia no Benim. Na oportunidade, apresentaram os objetivos destas formações e fizeram um ponto de situação sobre a componente nacional do Projeto SWAIMS – “Operational Response and Management of the Rule of Law at Sea”.
O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente nacional é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.