Ir para o conteúdo principal
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasOficial de Ligação do Projeto SWAIMS realiza reunião técnica com responsáveis da Marinha da Nigéria

29 de julho de 2024 - Fonte: DGPDN

​No âmbito da implementação do “Memorando de Entendimento" assinado entre o Governo da Nigéria e o Camões I.P. em 23 de agosto de 2022, o Oficial de Ligação da Unidade de Implementação do Camões (UIC), Comandante Paulo Leal Caneco, realizou nos dias 25 e 26 de julho uma reunião técnica com os responsáveis da Marinha da Nigéria, no Naval Headquarters Abuja, com o objetivo de coordenar e decidir sobre todas as questões relacionadas com a implementação dos objetivos especificados no Memorando de Entendimento.

Concretamente, a visita teve como finalidade discutir, coordenar e decidir sobre as ações a desenvolver de forma a concretizar as responsabilidades referentes à (1) aquisição, entrega e receção das duas embarcações e dos equipamentos forenses a disponibilizar; (2) à operação e manutenção das embarcações e; (3) definição do plano e do cronograma do “Curso de Formação das Tripulações", a ministrar pela Marinha da Nigéria em Lagos, no Joint Military Security Training Center (JMSTC), e que contará com apoio especializado a prestar no local pela Marinha Portuguesa e pela Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Nesta visita, na qual o Comandante Leal Caneco foi recebido por uma delegação da Marinha da Nigéria liderada pelo Director Foreign Liasion, Commodore Chidy Okpala, foi também apresentado o ponto de situação sobre a componente nacional do Projeto do SWAIMS – “Operational Response and Management of the Rule of Law at Sea".

O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente nacional é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.​​

Partilhar
Conteúdo