Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasSeminário da Parceria Atlântica reúne 70 participantes de 19 países atlânticos em Lisboa

24 de julho de 2023 - Fonte: Atlantic Centre

​​O Atlantic Centre, em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos de África (ACSS), o Centro Europeu de Estudos de Segurança George C. Marshall (Marshall Center) e o Centro William J. Perry para Estudos de Defesa Hemisférica (Perry Center), organizou o Seminário da Parceria Atlântica, que decorreu de 17 a 20 de julho, no Forte de São Julião da Barra, em Lisboa.

O evento reuniu mais de 70 participantes de alto nível de 19 países de todas as partes do Atlântico, com o objetivo de fomentar a discussão sobre as atuais ameaças e desafios no Oceano Atlântico, e promover o desenvolvimento de plataformas de cooperação entre os Estados atlânticos para reforçar a sua segurança humana e prosperidade.

O Seminário foi aberto pelo Contra-Almirante Noronha Bragança, Coordenador do Atlantic Centre, e por Amanda Dory, Diretora do Centro de Estudos Estratégicos de África, e incluiu discursos do Almirante Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada de Portugal, da Embaixadora Jessica Lappen, Coordenadora Sénior para a Cooperação Atlântica, bem como painéis, mesas redondas e debates em grupos de discussão, sob regras de Chatham House.

O programa do Seminário incluiu ainda um jantar oferecido pela Ministra da Defesa Nacional de Portugal, Professora Helena Carreiras. Este jantar contou com a presença do Ministro da Defesa do Gana, Sr. Dominic Nitiwul, de altos quadros diplomáticos e militares e dos participantes no Seminário. Durante o seu discurso no jantar, a Ministra da Defesa Nacional de Portugal anunciou que o Gana tinha aderido ao Atlantic Centre, tornando-se o 22.º signatário da Declaração Política do Atlantic Centre


Partilhar
Conteúdo