Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasLisboa recebe Conferência Anual de Política Nuclear da NATO

30 de setembro de 2023 - Fonte: DGPDN

A Conferência Anual de Política Nuclear da NATO decorreu em Lisboa, nos dias 27 e 28 de setembro, e contou com a presença da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, da Diretora de Política Nuclear da NATO, Jessica Cox, bem como altos representantes dos países da aliança e de países parceiros.

Na abertura do primeiro dia de trabalhos, a Ministra da Defesa Nacional manifestou a importância da discussão de desafios comuns aos Aliados e parceiros da NATO, destacando a relevância da realização desta Conferência em Portugal.

No evento, estiveram em discussão a retórica nuclear perigosa e irresponsável da Rússia, as implicações da doutrina nuclear russa para a segurança euro-atlântica e desenvolvimentos na região do Indo-Pacífico com impacto para a Aliança Atlântica. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de ouvir algumas perspetivas dos parceiros do Indo-Pacífico.

Jessica Cox, Diretora de Política Nuclear da NATO, defendeu que "enquanto continuamos a focar-nos em deter as ameaças nucleares reais e imprudentes da Rússia, não podemos perder de vista outros desafios nucleares globais", acrescentando que a expansão nuclear rápida e opaca da China também é motivo de preocupação.

Na Cimeira da NATO em Vilnius, os líderes Aliados reiteraram que o propósito fundamental da capacidade nuclear da NATO é preservar a paz, prevenir a coerção e deter a agressão. Após a Guerra Fria, a NATO reduziu significativamente o seu arsenal nuclear na Europa. A NATO apoia o objetivo de um mundo sem armas nucleares, mas permanecerá uma Aliança nuclear enquanto as armas nucleares existirem.

Realizada anualmente desde 1992, esta conferência reúne regularmente especialistas, diplomatas e altos funcionários para discutir alguns dos maiores desafios nucleares enfrentados pela Aliança. ​


Galeria de Imagens

​​


Partilhar
Conteúdo