Ir para o conteúdo principal
A Seleção Militar Portuguesa de Corta-Mato participou no 58º Campeonato Mundial Militar de Corta-Mato que decorreu de 10 a 14 de outubro, na Base Aérea Nº 11, em Beja

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasSeleção Militar Portuguesa no 58º Campeonato Mundial Militar de Corta-Mato

14 de outubro de 2022 - Fonte: DGRDN

Portugal participou no 58º Campeonato Mundial Militar (CMM) de Corta-Mato que decorreu de 10 a 14 de outubro, na Base Aérea Nº 11 em Beja – Portugal, com organização da Força Aérea e Comissão de Educação Fí​sica e Desporto Militar da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.

A seleção Portuguesa participou na sua composição plena, com 6 atletas masculinos e 6 femininos (4 militares do Exército, 2 da Força Aérea, 3 da Guarda Nacional Republicana (GNR) e 3 agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP). A equipa masculina integrou a prova de corta-mato na distância de 10.000m, realizando 5 voltas, e a feminina na distância de 8.000m, percorrendo 4 voltas, num circuito de 2.000m. Participou ​com 4 atletas (2 militares do Exército, 1 da Força Aérea e 1 da GNR) na prova de corta-mato de estafeta mista - feminino-masculino-feminino-masculino-, onde cada elemento da equipa tinha de percorrer uma volta ao circuito.

Portugal destacou-se coletivamente, conquistando o 8º e 9º lugar respetivamente, através da excelente classificação dos 4 melhores atletas masculinos e femininos. A seleção obteve ainda um honroso 11º lugar na prova de corta-mato de Estafeta Mista Elite, entre os 17 países participantes nesta prova.​​​

De destacar, também, o honroso prémio atribuído ao Peru, o do FAIR-PLAY, por terem demonstrado o espírito desportivo mais positivo ao longo do campeonato.

A equipa militar do Bahrain foi a grande vencedora deste​ Campeonato, que integrou um programa de duas provas de corta-mato individual (masculina e feminina) e uma prova de estafeta mista, ocupando a totalidade dos pódios.

O campeonato teve a participação de 264 atletas (143 masculinos e 121 femininos), representando 27 países membros do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM​), entidade que reúne fundamentalmente elementos das forças armadas de todas as nações através de atividades desportivas, prestigiando o slogan: “Friendship through sports".

​​

Fotografias do evento disponíveis no Flickr da Força Aérea Portuguesa em:

Melhores classificações:​

​​cm_individuais.png

CM_coletivo.png CM_misto.png



Partilhar
Conteúdo