Ir para o conteúdo principal
O Presidente do Camões IP, Embaixador João Ribeiro de Almeida, assinou com o governo do Senegal o Memorando de Entendimento

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasPortugal assinou Memorando de Entendimento com o Senegal no âmbito do Programa SWAIMS

04 de outubro de 2022 - Fonte: DGPDN

​O Presidente do Camões IP (Instituto Público), Embaixador João Ribeiro de Almeida, assinou com o governo do Senegal o Memorando de Entendimento, a celebrar com todos os 12 países da CEDEAO beneficiários da componente nacional delegada, do Projeto SWAIMS.

Coube à Unidade de Implementação do Camões, constituída por militares da Marinha, o papel de apoiar a negociação e a preparação deste importante documento, o qual estabelece as responsabilidades das partes sobre a modalidade de alocação e utilização de embarcações semirrígidas, bem como a atribuição de dois destes equipamentos ao Senegal.

Estas cerimónias, que decorreram no dia 30 de setembro na modalidade online, tiveram lugar nas instalações do Camões IP e nas instalações do Estado-Maior da Marinha senegalesa em Dacar, e contaram com a presença dos representantes das delegações da UE e da CEDEAO.

O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da CEDEAO, financiado pela União Europeia, cuja componente gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pela DGPDN e pela Marinha, tem um orçamento de 12.478.294,00 milhões de EUR.


20221004_IMG_2987_2.JPG

20221004_IMG_2973_3.JPG


Partilhar
Conteúdo