Ir para o conteúdo principal
Jorge Seguro Sanches deu as boas-vindas aos 49 novos alunos que iniciam agora o seu percurso e que se juntam aos 200 que frequentam atualmente a instituição de ensino da Marinha

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasSecretário de Estado Jorge Seguro Sanches na abertura do ano letivo da Escola Naval

05 de novembro de 2021 - Fonte: Marinha

O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional presidiu esta sexta-feira à abertura solene do ano letivo da Escola Naval, em Almada. Jorge Seguro Sanches deu as boas-vindas aos 49 novos alunos que iniciam agora o seu percurso e que se juntam aos 200 que frequentam atualmente a instituição de ensino da Marinha. “Desejo-vos as maiores felicidades, que serão seguramente as de Portugal", afirmou aos cadetes.

O governante sublinhou a qualidade do ensino ministrado na Escola Naval, na formação de quadros altamente qualificados, aptos para funções de comando, direção e chefia. O Secretário de Estado lembrou que os novos desafios que se colocam às Forças Armadas, com a multiplicação de ameaças e conflitos híbridos, a intensificação de emergências civis complexas ligadas às alterações climáticas, e a proliferação de tecnologias emergentes disruptivas com um impacto ainda não plenamente conhecido nas capacidades de defesa “exigem lideranças altamente qualificadas, preparadas e em permanente atualização de conhecimentos".

Para Jorge Seguro Sanches, a Escola Naval oferece aos seus alunos as ferramentas essenciais para exercerem essa ação de comando, “responsabilidade única dos comandantes militares, e uma responsabilidade particularmente exigente", referiu. O governante aproveitou ainda para elogiar o trabalho desenvolvido por uma “equipa alargada de 233 militares e civis, incluindo o pessoal não docente, que é basilar para esta instituição".

Na cerimónia, que contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Mendes Calado, O Secretário de Estado felicitou os 40 alunos que concluíram este ano o curso na Escola Naval e os estudantes distinguidos com prémios escolares. 


Partilhar
Conteúdo