Ir para o conteúdo principal
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasPresidência Portuguesa da Iniciativa 5+5 Defesa – Portugal acolheu reunião de alto nível em Lisboa

16 de março de 2023 - Fonte: DGPDN

Portugal acolheu, nos dias 14 e 15 de março, no Forte de São Julião da Barra, a 36.ª reunião do Comité Diretor da Iniciativa 5+5 Defesa.

Este evento de alto nível reuniu os Diretores-Gerais de Política de Defesa Nacional (ou equiparados) da Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Mauritânia, Marrocos, Espanha e Tunísia, tendo a delegação nacional sido chefiada pelo Coordenador da Presidência Portuguesa da Iniciativa, Tenente-General Hermínio Maio, acompanhado pela Diretora de Serviços de Relações Internacionais da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, Elisabete Gomes.

Na reunião foram passados em revista resultados de reuniões no âmbito do Comité Pedagógico do Colégio 5+5 Defesa, do Centro Euro-Magrebino de Investigação e Estudos Estratégicos (CEMRES), entre outros, e apresentadas propostas para novos projetos no âmbito de temas relevantes, como, por exemplo, a luta contra o terrorismo.  Foi também discutido e atualizado o plano de ação para 2023, que tem previstas cerca de 70 atividades, e delineado o projeto de ação para o próximo ano, que conta para já com 67 atividades e que se desenrolará sob a presidência de Espanha.

Neste primeiro encontro Portugal propôs ainda a revisão da Declaração Ministerial de Intenções - documento que formaliza a criação deste fórum -, por forma a fazer refletir as atualizações e as novas áreas de trabalho introduzidas ao longo destes últimos anos.

A Iniciativa 5+5 Defesa é um fórum multilateral, sem carácter formal, que reúne em diálogo os países do norte e do sul do Mediterrâneo Ocidental – cinco da Europa e cinco de África -, não só com o objetivo de discutir e procurar soluções que respondam a preocupações comuns no domínio da segurança e defesa, como também de contribuir para a manutenção de um clima de confiança e de franca colaboração entre as estruturas de defesa dos países que a compõem.

O nível de decisão desta Iniciativa é concretizado através da realização anual de duas reuniões do Comité Diretor (março e novembro), ao nível de Diretores-Gerais de Política de Defesa ou equivalente, e de uma reunião Ministerial (dezembro). Para além destas, têm ainda lugar uma reunião anual dos Chefes dos Estados-Maiores Generais dos países 5+5.

A presidência da Iniciativa 5+5 Defesa, criada em 2004, é anual e rotativa, obedecendo à ordem alfabética dos países em língua inglesa.  Na reunião ministerial que teve lugar em dezembro do ano passado, Marrocos passou o testemunho a Portugal, que assume esta presidência em 2023.

​​​​

Partilhar
Conteúdo