Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasPrémio Instituto da Defesa Nacional – Professora Maria Carrilho

15 de março de 2023 - Fonte: IDN

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) instituiu o «Prémio Instituto da Defesa Nacional – Professora Maria Carrilho», em homenagem à vida e obra da socióloga e política pioneira no estudo das Forças Armadas e da sua relação com a sociedade civil.

Maria Carrilho (1943-2022) foi uma das mais relevantes especialistas de defesa em Portugal. O IDN presta-lhe, assim, a sua homenagem, procurando perpetuar o seu legado através deste prémio que tem por objetivo galardoar trabalhos científicos cujos temas são relacionados com o domínio da segurança e da defesa nacional e internacional.

Destinado a cidadãos portugueses ou estrangeiros, o prémio — que substitui o anterior “Prémio Instituto Defesa Nacional" — distinguirá a investigação de temas contemporâneos no âmbito das Relações Internacionais, dos Estudos Estratégicos, dos Estudos de Segurança e da Sociologia das Forças Armadas, que possam contribuir não só para a produção e resiliência de uma cultura estratégica nacional, mas também para a apropriação pública e especializada do conhecimento nestas áreas.

O prémio terá uma periodicidade anual, sendo atribuídos ao vencedor uma recompensa pecuniária e o direito de publicação do trabalho premiado nas linhas editoriais do Instituto da Defesa Nacional.

Para mais informações sobre o prémio consulte o regulamento no site do IDN​


Partilhar
Conteúdo