Ir para o conteúdo principal
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasContra-Almirante Nuno de Noronha Bragança é o novo Coordenador do Centro do Atlântico

14 de março de 2023 - Fonte: Atlantic Centre

O Contra-Almirante Nuno António de Noronha Bragança assumiu, a 09 de março, a coordenação do Centro do Atlântico, anteriormente dirigido pela Prof. Doutora Licínia Simão.

Enquanto iniciativa dedicada ao diálogo político, investigação e capacitação no domínio da segurança e defesa no Atlântico, o Centro do Atlântico serve uma importante função de valorização da ação externa da Defesa, concorrendo para o reforço do papel de Portugal no Atlântico.

Desde a sua criação, este Centro tem realizado atividades que concorrem para a partilha de boas práticas e de estudo, formação e treino, assim como para a capacitação num amplo leque de domínios, como a segurança marítima, o exercício da soberania em alto mar, ou a exploração sustentável dos recursos naturais. Destaca-se ainda o atual número de países aderentes ao Centro – 21 –, as iniciativas anuais consolidadas, como o Curso de Segurança Marítima ou o Seminário Anual do Centro do Atlântico, o investimento em linhas de investigação sobre segurança e defesa no Atlântico, e a rede de parcerias estabelecidas com universidades e centros de investigação, organizações da sociedade civil, organizações internacionais e regionais, e fóruns internacionais.

O Contra-Almirante Nuno António de Noronha Bragança concluiu a Escola Naval em 1988, é especializado em Comunicações e Mestre em Gestão e Comportamento Organizacional, possuindo formação em ESDP Foundation Training Programme. Desempenhou, entre 01 de fevereiro de 2020 e 29 de julho de 2021, o cargo de Assessor Militar da Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República, tendo assumido a 30 de julho de 2021 o cargo de Chefe do Gabinete do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional. Desde 28 de janeiro de 2022 que assumia o cargo de Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima.​

Partilhar
Conteúdo