Ir para o conteúdo principal
​Os Ministros da Defesa do Trio de Presidências do Conselho da União Europeia reuniram esta terça-feira, por iniciativa do Ministro da Defesa Nacional

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasPPUE: Reunião de Ministros da Defesa do Trio de Presidências do Conselho da União Europeia

06 de abril de 2021 - Fonte: PPUE 2021

​Os Ministros da Defesa do Trio de Presidências do Conselho da União Europeia, formado pela Alemanha, Portugal e Eslovénia, reuniram esta terça-feira, por iniciativa do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

Os governantes abordaram vários temas da agenda da Defesa europeia que se apresentam como prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) para a Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD). 

Focaram-se particularmente nas temáticas da Bússola Estratégica e do apoio da União Europeia a Moçambique.

A propósito da Bússola Estratégica, o Ministro português informou os seus congéneres das várias iniciativas em curso no âmbito da PPUE, nomeadamente o workshop que reunirá vários ministros da defesa da UE em Lisboa, no dia 23 de abril.

No que concerne à situação de segurança no norte de Moçambique, Gomes Cravinho deu conta da discussão em curso no seio da União, sobre possíveis modalidades de apoio no âmbito da PCSD.

Os ministros discutiram também os resultados do Conselho Europeu de 25 e 26 fevereiro sobre Segurança e Defesa, e as agendas das próximas reuniões de ministros da defesa da UE, que terão lugar no semestre da PPUE, no dia 6 de maio, em Bruxelas, e a 28 de maio, em Lisboa.  Para a reunião de Lisboa, o ministro da Defesa Nacional e o Alto Representante da UE contam convidar representantes da União Africana e de organizações sub-regionais africanas para discutir a parceria UE-África em matéria de Paz e Segurança. Prevê-se também a participação do Secretário-Geral da NATO, numa sessão sobre as relações UE-NATO. ​

Foi ainda tema de discussão e análise, o apoio militar às autoridades civis na gestão de emergências no quadro da UE, tema prioritário no programa da PPUE e ao qual a Eslovénia pretende dar seguimento na sua Presidência do Conselho, que se inicia a 1 de julho.

A este propósito, o Ministro da Defesa da Eslovénia informou que outra das prioridades da sua Presidência será a relação da UE com os Balcãs Ocidentais.

Partilhar
Conteúdo