Ir para o conteúdo principal
João Gomes Cravinho afirma que “o investimento nas Forças Armadas é um seguro contra todos os riscos”

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa na entrega de espadas aos novos oficiais do Quadro Permanente do Exército

01 de outubro de 2021 - Fonte: Exército

O Ministro da Defesa Nacional presidiu esta sexta-feira, na Academia Militar, em Lisboa, à cerimónia de entrega de espadas aos novos 61 oficiais do Quadro Permanente do Exército. “Este é um momento único. Celebramos a prova de confiança que deram à Defesa Nacional. Tudo faremos do nosso lado para honrar essa vossa escolha" afirmou João Gomes Cravinho perante os militares que agora iniciam um novo ciclo profissional nas Forças Armadas.

Aos presentes, o governante lembrou que a espada agora entregue representa o sentido de compromisso e  responsabilidade inerentes ao exercício da autoridade, referindo que é também um  símbolo de liderança. “Os desafios com  que  hoje  nos  deparamos, na Defesa Nacional e na segurança global, exigem lideranças fortes e esclarecidas", sublinhou.

A formação militar mereceu também uma palavra de reconhecimento do Ministro, que destacou a capacidade de adaptação da Academia Militar face aos desafios criados ao longo dos últimos dois anos devido à pandemia. Para João Gomes Cravinho o trabalho desenvolvido foi e é basilar para a construção de alicerces dos futuros líderes.

Recordando a experiência do combate à pandemia, o governante, assegurou que o  investimento  nas  Forças  Armadas,  na  sua  formação e educação, é  “um seguro contra todos os riscos", e que o ensino ministrado pela Academia Militar faz  dos seus formandos  uma  “elite altamente qualificada e orientada" para comandar em situações complexas e de elevado risco, como uma guerra ou pandemia.

Na cerimónia, foi ainda entregue o Prémio Ministro da Defesa Nacional, que tem o objetivo de estimular os alunos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PLOP) e dignificar os Cursos ministrados em Portugal, distinguindo o aluno com melhor classificação final.

Para além da passagem ao Quadro Permanente do Ramo, a cerimónia de entrega das Espadas, formaliza o fim do percurso de estudos dos alunos que ingressaram na Academia Militar bem como os dos Quadros Especiais do Serviço de Saúde.​


Partilhar
Conteúdo