Ir para o conteúdo principal
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasComissão Portuguesa de História Militar traz próximo congresso internacional para Lisboa

03 de outubro de 2023 - Fonte: História Militar

​A Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) representou Portugal no XLVIII Congresso da Comissão Internacional de História Militar (ICMH), que se realizou em Istambul, Turquia, entre 3 e 8 de setembro.

O congresso, que reuniu 141 delegados de 21 países, teve como tema “War and the City: The Effects of Armed Conflicts on Urban Space and Population", onde foi debatido o impacto dos conflitos armados nas áreas urbanas e na população.

A comitiva portuguesa, composta pelo Secretário-Geral da CPHM, Coronel Borges da Fonseca, e por dois conferencistas membros do Conselho Científico da CPHM, Professor Doutor António José Telo e Professor Doutor António Paulo Duarte, apresentou a proposta de programa para sediar o próximo congresso em Lisboa.

A proposta, apresentada pelo Coronel Borges da Fonseca no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, subordinada ao tema "O Papel dos Militares em Transições Políticas: do século XVIII aos dias de hoje", foi aprovada por unanimidade e foi bastante aclamada por todos, o que faz antever uma grande adesão por parte das delegações ao congresso no nosso país.

As conferências apresentadas pelos professores António José Telo e António Paulo Duarte, alusivas aos temas “Lisboa: A Cidade o Mundo e a Defesa" e “Lisboa e a Guerra Civil das Larvas da I República Portuguesa", tiveram grande aceitação por parte da assistência e estiveram também na base de interessantes debates.

Borges da Fonseca representou ainda Portugal no Comité de Arquivos da ICMH, onde foi bastante elogiada a participação da CPHM nas atividades desenvolvidas.

O evento foi também aproveitado para estreitar laços com as diferentes delegações nomeadamente de Espanha, Brasil, Turquia, Senegal, Roménia, França, Itália, Bélgica, Israel e Marrocos, e de assim abrir caminho para o acolhimento do próximo congresso em Lisboa.​



Partilhar
Conteúdo