Ir para o conteúdo principal
Na cerimónia desta quarta-feira, foi ainda condecorado o Brigadeiro-General Nuno Lemos Pires com a medalha de serviços distintos

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCoronel Ana Baltazar assume funções como Subdiretora da DGPDN

25 de agosto de 2021 - Fonte: DGPDN

A Coronel Ana Baltazar, militar da Força Aérea, tomou posse esta quarta-feira como Subdiretora-Geral de Política de Defesa Nacional. A cerimónia decorreu no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional e foi presidida pela Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.  

Ana Baltazar sucede ao Brigadeiro-General Nuno Lemos Pires, em regime de substituição, que irá liderar, a partir de outubro, uma missão de formação militar da União Europeia em Moçambique (EUTM Moçambique).

Na sua intervenção, o Ministro da Defesa enalteceu o percurso militar e académico da nova Sub-DGPDN, e a experiência em diversas áreas, desde “engenharia, às Relações Internacionais e à gestão “, destacando igualmente a sua ação como Adida de Defesa, pela sua “atenção e interesse em matérias internacionais, onde apresentou sempre uma postura muito apreciada por todos os seus interlocutores", o que estabelece um novo patamar de exigência para a atual posição em que se encontra.

A contínua luta contra a pandemia da Covid-19, a segurança marítima e a parceria de segurança e paz com África, a relação com a NATO e, ainda, os desafios de inovação face a novas ameaças foram enumerados como alguns dos desafios que se apresentam à agora subdiretora da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN).

A Coronel Ana Baltazar é Doutorada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa, e foi a primeira militar portuguesa a assumir o cargo de Adida de Defesa em Berlim.

Desempenhou diversas funções relacionadas com a operabilidade aeronáutica, passando pelo Gabinete da Qualidade da Base Aérea nº5 de Monte Real, pela OGMA, pela Gestão de Frota do EH101 e Divisão de Recursos da Força Aérea até à sua colocação, em 2010, no Instituto de Estudos Superiores Militares, onde foi docente até 2015. Foi ainda chefe de repartição na Direção de Manutenção de Sistemas de Armas, ficando responsável pela manutenção das aeronaves de instrução da Força Aérea, acumulando, em paralelo, a função de docente na Academia da Força Aérea.

Do seu currículo, fazem ainda parte diversos cursos frequentados na NATO SCHOOL e destaca-se a coautoria no livro “A Transformação do Poder Aeroespacial - Tendências Internacionais e as Operações Expedicionárias da Força Aérea", em 2013.

 

Brigadeiro-General Nuno Lemos Pires condecorado com a medalha de serviços distintos

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, condecorou com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, o Brigadeiro-General Nuno Lemos Pires, “que foi muito para além das funções assumidas enquanto subdiretor da DGPDN".

Lemos Pires assumiu ainda funções de coordenador interino do Centro do Atlântico, com resultados muito positivos, “que têm expressão concreta numa declaração política conjunta assinada por 18 países de três continentes atlânticos", sublinhou o Ministro, João Gomes Cravinho, ainda ao agora ex-subdirector “a sua superior capacidade de encontrar soluções criativas, o empenho em promover o interesse nacional e a facilidade de interação com os mais variados interlocutores que em muito contribuíram para o sucesso da sua passagem por esta Direção-Geral" desejando-lhe “os maiores sucessos" na nova missão.

Nuno Lemos Pires, Brigadeiro-General do Exército, é doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais e Mestre em Ciências Militares. Professor da Academia Militar, exerceu também funções de instrução e comando na Escola Prática de Infantaria. Foi Professor de História Militar e Estratégia no Instituto de Altos Estudos Militares, Intelligence Officer no NATO / Rapid Deployable Corps em Valência/Espanha.


DSC_1686_.jpg​ DSC_1613_.jpg


Partilhar
Conteúdo