Ir para o conteúdo principal
​O Seminário, que teve lugar em Abuja, no passado dia 4 e 5 de abril, trouxe à mesa a apresentação e discussão do Memorando de Entendimento (MdE), acordo a celebrar entre o Camões e os 12 estados-membros da CEDEAO, beneficiários do programa SWAIMS

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCooperação de Portugal no Golfo da Guiné em destaque no Seminário de Alto Nível da CEDEAO

05 de abril de 2022 - Fonte: DGPDN

​O Seminário de Alto Nível organizado pela CEDEAO - Comunidade​ Económica dos Estados da África Ocidental (ECOWAS em inglês), que teve lugar em Abuja, no passado dia 4 e 5 de abril, trouxe à mesa a apresentação e discussão do Memorando de Entendimento (MdE), acordo a celebrar entre Camões - Instituto da Cooperação e da Língua-,  e os 12 estados-membros da CEDEAO,  beneficiários do programa SWAIMS - Support to West Africa integrated Maritime Security (Apoio à Segurança Marítima Integrada da África Ocidental).  

A abertura do seminário foi marcada pela presença do Coordenador de Segurança da União Europeia para a Região do Golfo da Guiné (GoG), Nicolás Berlanga Martínez, que partilhou a visão da UE para a região, destacando o exemplo do projeto SWAIMS. A importância do projeto foi igualmente reforçada pelo presidente do Instituto Camões, João Ribeiro de Almeida, que salientou o crescente envolvimento e empenho de Portugal em matéria de cooperação com África, nomeadamente com a presença de meios navais nacionais, afirmando, ainda, que a gestão delegada confirma a determinação de Portugal, em estreita articulação com a UE, em colaborar ativamente na produção de segurança marítima no GoG.

Das sessões de trabalho, com intervenção da Unidade de Implementação do Camões, I.P. (UIC) e liderança do coordenador-geral, comodoro Carlos Campos, resultaram a alinhamento do memorando com vista à aquisição e entrega de 30 embarcações semirrígidas aos países beneficiários e o apoio à formação e treino operacional, e, ainda, a promoção do diálogo e confiança entre os diversos interlocutores regionais.

O evento, contou ainda com a presença de 11 países costeiros da CEDEAO, uma delegação do Camões IP e altos representantes da Marinha Portuguesa.

O SWAIMS é um programa da CEDEAO, financiado pela União Europeia, com o objetivo de melhorar a segurança e proteção marítima no Golfo da Guiné, e implementar o programa integrado da CEDEAO, gerido e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pelo Ministério da Defesa Nacional.


Partilhar
Conteúdo