Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasTenente-General Barros Ferreira toma posse como Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea

30 de março de 2022 - Fonte: Força Aérea

​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, presidiu esta terça-feira à cerimónia de tomada de posse do Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General José Barros Ferreira.​

Numa curta cerimónia que teve lugar no Ministério da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho felicitou o oficial general e sublinhou a “confiança" que lhe mereceu a nomeação do agora Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

Fazendo referência aos desafios com que se confronta hoje aquele ramo, o Ministro da Defesa destacou a importância da Força Aérea no cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais, nomeadamente com a NATO.  “Certo de que a experiência passada" do Tenente-General Barros Ferreira será uma “mais-valia" na exigente tarefa de “continuar a colocar a Força Aérea na vanguarda do profissionalismo e da inovação tecnológica", João Gomes Cravinho acrescentou que a atuação do Vice-Chefe servirá para reforçar o “rigor e a excelência que caracterizam as chefias militares".

O Tenente-General José Barros Ferreira nasceu a 29 de outubro de 1962, em Lisboa. Ingressou na Força Aérea em setembro de 1980, tendo sido brevetado como piloto-aviador em outubro de 1986, após concluir a licenciatura em Ciências Militares Aeronáuticas na Academia da Força Aérea e o respetivo tirocínio na Base Aérea n.º 1, em Sintra. Foi promovido ao atual posto em maio de 2019, encontrando-se até ao momento a desempenhar as funções de Comandante do Instituto Universitário Militar.

Foi ainda Comandante de Pessoal da Força Aérea, Subchefe do Estado-Maior daquele ramo, Chefe do Gabinete da Autoridade Aeronáutica Nacional e chefe da Divisão de Operações da Força Aérea. Foi Comandante da Base Aérea n.º 11, tendo também exercido o comando do Grupo Operacional 61 e da Esquadra 601, na Base Aérea n.º 6.

Sucede no cargo ao Tenente-General Manuel Rafael Martins a quem o Ministro da Defesa deixou “um testemunho público" do “elevado apreço" pelo trabalho realizado pelo oficial general.

​​​Galeria de imagens


Partilhar
Conteúdo