Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCentro do Atlântico organiza 5º Seminário Internacional em Lisboa

13 de novembro de 2023 - Fonte: Atlantic Centre

​O Centro do Atlântico organizou na quarta-feira, 8 de novembro, o 5º Seminário Internacional, intitulado “Great Power Competition in the Atlantic", que decorreu no Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa.

Presentes neste seminário estiveram o Secretário Permanente do Comité Interministerial para a Ação no Mar da Costa do Marfim, Abroulaye Fofana, o Coordenador do Centro do Atlântico, Contra-almirante Nuno de Noronha Bragança, a Diretora do Instituto de Defesa Nacional, Isabel Ferreira Nunes, entre outras entidades nacionais e internacionais.

Na sua intervenção, o Coordenador do Centro do Atlântico agradeceu a presença de todos os parceiros e mostrou-se otimista com o futuro do Centro do Atlântico, indicando que este Centro tem vindo a fazer o seu caminho, “conseguindo alargar a sua projeção externa e demonstrando uma notável capacidade de atração", sendo que atualmente “já existe um património significativo e diversificado de acordos, partilhado por 23 países dos 65 localizados na Bacia do Atlântico", que pretende continuar a aumentar.

Nuno de Noronha Bragança reforçou ainda o trabalho desenvolvido permite “encarar o futuro do Centro Atlântico com razoável otimismo, não como um exercício de futurologia, mas sim com os olhos no horizonte como forma de compreender o presente, confiante que as escolhas que fazemos entre as opções atualmente disponíveis, para além dos constrangimentos que não controlamos, resultarão num futuro que, em grande medida, está nas mãos de todos nós para continuarmos a construir".

O Secretário Permanente do Comité Interministerial para a Ação no Mar da Costa do Marfim, Abroulaye Fofana, congratulou o Centro do Atlântico pela organização da iniciativa e pelo trabalho desenvolvido.

“Desde a sua criação em 2018, e o seu lançamento formal a 14 de maio de 2021, o Centro do Atlântico já deu um importante contributo para o reforço das capacidades e para uma melhor integração do Golfo da Guiné naquilo a que chamarei o "Atlântico Global", disse.

Abroulaye Fofana garantiu também que a Costa do Marfim irá, muito em breve, juntar-se ao grupo de Estados signatários da Declaração Política Conj​unta.

“Os objetivos prosseguidos são largamente partilhados pelos nossos estados, nomeadamente o diálogo político, a investigação e o reforço das capacidades. O meu país, a Costa do Marfim, considera que é uma oportunidade fantástica participar neste projeto e, muito em breve, juntar-nos-emos ao grupo de Estados signatários", garantiu.

Neste seminário, foi também apresentado o relatório do Centro do Atlântico “Great Power Competition in the Atlantic", que contou com a moderação de Bruno Cardoso Reis, do CEI- ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, e teve como oradores Francisco Proença Garcia, da Universidade Católica Portuguesa, Enio Moreira Azzi, do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, Kofi Amponsah Duodu's, do Instituto Marítimo do Golfo da Guiné, Sónia Marques Ribeiro, da Universidade Católica Portuguesa, Raquel Duque, da Universidade Católica Portuguesa, e Pedro Seabra, do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa.

Na segunda parte do seminário teve lugar uma mesa-redonda, intitulada “Segurança Marítima no Atlântico – Perspectivas Comparadas", que contou com a moderação do Contra-almirante Pedro Sousa Costa e teve como oradores Tarik Iziraren, Chefe do Secretariado Permanente do Processo dos Estados Africanos do Atlântico, Murillo Costa, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Aristides Pereira da Costa, da Marinha Portuguesa.​

Partilhar
Conteúdo