A Cyber Academia and Innovation Hub (CAIH), sediada na Academia Militar do Exército, em Lisboa, acolhe entre 06 e 10 de novembro o “Ciber Perseu", um exercício de ciberdefesa da responsabilidade do Exército português.
O exercício arrancou dia 6 de novembro com uma cerimónia oficial, presidida pelo Diretor da Direção de Comunicações e Informação, Coronel Tirocinado de Transmissões Rui Bettencourt, que contou com a presença de cerca de 90 participantes, presenciais e remotos, entre os quais representantes de Zonas Militares nacionais, de Brigadas, dos Ramos das Forças Armadas e Forças e Serviços de Segurança, bem como de delegações de 13 países (Angola, Argélia, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Egito, Geórgia, Marrocos, Roménia, Espanha, Tunísia, Reino Unido e Estados Unidos da América).
O “Ciber Perseu", criado em 2012, atua no âmbito da ciberdefesa e cibersegurança e tem como objetivo exercitar e avaliar a capacidade de resposta face à ocorrência de ciberataques, nacionais ou internacionais.
A série de exercícios CIBER PERSEU contribui para a consolidação da edificação da capacidade de ciberdefesa no Exército, constituindo-se como uma oportunidade para reforçar a sensibilização e o desenvolvimento de competências nestas matérias. Simultaneamente, estes exercícios ajudam a consolidar a capacidade de atuação sinérgica e colaborativa da sociedade portuguesa nos assuntos relacionados com a segurança do ciberespaço nacional, contando para o efeito com a colaboração da Cyber Academia and Innovation Hub (CAIH).
A ação conta com o apoio da CAIH, que integra a lista de participantes e disponibiliza os seus serviços para a sua concretização.