Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCentro do Atlântico reúne marinhas europeias e do Golfo da Guiné à margem do G7++FoGG, em Abidjan

02 de dezembro de 2022 - Fonte: Atlantic Centre

​No dia 30 de novembro, 2022, teve lugar, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, o seminário sobre boas práticas na implementação das Presenças Marítimas Coordenadas (PMC) da União Europeia no Golfo da Guiné, organizado pelo Centro do Atlântico, em parceria com a Marinha portuguesa, a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, o Serviço Europeu de Ação Externa e a Copresidência alemã e costa-marfinense do G7++FoGG.

O seminário juntou representantes das marinhas europeias que participam nas PMC no Golfo da Guiné, nomeadamente Portugal, França, Espanha e Itália, e de 11 países da região, assim como representantes da União Europeia, dos Estados Unidos, Brasil, Marrocos, Dinamarca e Reino Unido e das instituições regionais que suportam a arquitetura de segurança marítima no Golfo da Guiné, num total de cerca de 40 participantes.

As conclusões deste seminário foram apresentadas no primeiro dia do Plenário do G7++FoGG, que este ano reuniu mais de 150 participantes envolvidos na promoção da segurança marítima no Golfo da Guiné, e deverão resultar num documento de reflexão e informação a circular pelo Serviço Europeu de Ação Externa e pelas capitais e restantes organizações relevantes.

De entre as boas práticas identificadas, destacam-se a coordenação de nível operacional, a realização de exercícios conjuntos, treino e formação entre as marinhas europeias e as marinhas da região do Golfo da Guiné, ou a criação de guarnições mistas, como é o caso entre a Marinha portuguesa e a Guarda C​osteira são-tomense​​​, com o NRP Zaire. A participação de outros parceiros, como os EUA ou o Brasil, foi também identificada como um elemento importante na capacitação regional. Por fim, a articulação entre as PMC e as instituições da arquitetura de segurança marítima no Golfo da Guiné foi considerada essencial para a melhoria das condições de segurança no mar nesta região. 

À margem deste evento, a Coordenação do Centro foi ainda recebida em audiência no Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Integração Africana e a Diáspora, e no Ministério de Estado e da Defesa da Côte d'Ivoire, para discutir a participação deste país no Centro do Atlântico.​

Partilhar
Conteúdo