Leon Panetta, o Secretário da Defesa norte-americano, efetuou uma visita oficial a Portugal a fim de debater vários assuntos com o Ministro da Defesa Nacional, com particular destaque para o tema da Base das Lajes.
Ontem, dia 14 de janeiro, o Ministro da Defesa Nacional jantou com o seu homólogo norte-americano, uma oportunidade que Aguiar-Branco terá aproveitado para sublinhar a posição de "insatisfação e preocupação" do Governo português pela redução militar na Base das Lajes.
Hoje mesmo, ao início da manhã, Leon Panetta encontrou-se com o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, tendo feito de seguida uma visita às instalações da STRIKFORNATO, em Oeiras.
O responsável pelo Pentágono foi depois recebido com honras militares no Forte de São Julião da Barra, tendo os dois responsáveis pela pasta defesa dos dois países realizado uma conferência de imprensa conjunta, a fim de comunicarem o balanço dos vários assuntos abordados durante a visita.
Durante conferência foi dada ênfase especial à Base das Lajes, à retirada do Afeganistão e ao combate anti-terrorismo.
Teve ainda, Leon Panetta, a oportunidade de agradecer ao povo açoriano: "Estamos em dívida para com eles, foram sempre leais, trabalhadores e de confiança", afirmou o norte-americano.