O Ministro da Defesa Nacional anunciou hoje, em conferência de imprensa realizada com o seu homólogo norte-americano no Forte de São Julião da Barra, que Portugal irá reduzir a sua presença militar no Afeganistão já a partir de Outubro.
"Dentro da calendarização estabelecida de forma gradual e coordenada, Portugal começará a reduzir o seu efetivo no Afeganistão a partir de outubro, data em que está previsto deixarmos de participar na missão de apoio à segurança do aeroporto de Cabul, por via dessa redução deixaremos de ter um contingente de cerca de 230 militares para termos 158 militares", declarou Aguiar-Branco.
O Ministro da Defesa Nacional salientou ainda que o Governo português “acompanhará de perto” a posição dos restantes países da NATO em relação à missão no Afeganistão.
Relativamente às razões de fundo que levaram à intervenção naquele pais, e que se prendem com o combate ao terrorismo, Aguiar-Branco sublinhou que "é bom relembrar esses motivos para que não se deixe nunca de considerar a sua importância".