Ir para o conteúdo principal
O Ministro da Defesa português saudou a reafirmação do compromisso dos EUA para com a NATO e com os países aliados

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasReunião de Ministros da Defesa da NATO
18 de fevereiro de 2021

​​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participou esta quarta e quinta-feira, na reunião de ministros da Defesa da NATO.

No encontro, que decorreu por videoconferência, os diversos participantes começaram por reconhecer a importância desta reunião, a primeira ministerial da Aliança Atlântica com a participação da nova administração norte-americana.

O Ministro da Defesa português saudou a reafirmação do compromisso dos EUA para com a NATO e com os países aliados, por parte do recém-empossado Secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin.

 

Um dos principais temas do encontro foi o debate em torno da iniciativa “NATO 2030", que visa preparar a Aliança Transatlântica para o futuro.

Os aliados reiteraram também os seus compromissos em matéria de investimento na Defesa, contribuindo assim para uma partilha equitativa de encargos nesta área.

 

Ao longo da reunião foi reafirmada a vontade de aprofundar e fortalecer as relações NATO-UE, nomeadamente nas vertentes da mobilidade militar, na resposta às ameaças híbridas, da qual a pandemia da Covid-19 é exemplo, e ainda com o desenvolvimento de tecnologias de vanguarda, que permitam à Aliança manter a sua vantagem face aos concorrentes estratégicos.

 

O primeiro dia de reunião, presidida pelo Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, contou com a participação do Alto Representante da UE para a Política Externa e de Segurança Comum, Josep Borell, e com os ministros da Defesa da Finlândia e Suécia.

 

Neste segundo dia de ministerial, estiveram em análise as missões no Afeganistão, no Iraque e no Mediterrâneo. Neste último teatro de operações, Portugal empenha um submarino na operação Sea Guardian, principal missão da NATO, no seu flanco sul. 



Partilhar
Conteúdo