Ir para o conteúdo principal

Conferência "Finding Direction with a Strategic Compass? Reflections on the Future of EU Security and Defence”

Este evento insere-se nas iniciativas do Ministério da Defesa Nacional no quadro da PPUE e do chamado semestre de “diálogo estratégico” para preparação da Bússola Estratégica, o novo documento orientador da PCSD

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasConferência "Finding Direction with a Strategic Compass? Reflections on the Future of EU Security and Defence”
19 de fevereiro de 2021

​​Decorreu esta sexta-feira, 19 de fevereiro 2021, a conferência de alto nível, com o tema Rumo a uma Bússola Estratégica? Reflexões sobre o futuro da Segurança e Defesa da UE", coorganizada pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, pelo MDN e pelo Instituto de Estudos de Segurança da UE (EU-ISS).

O Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, abriu a conferência, em que também intervieram o Secretário Geral Adjunto para a Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD), Charles Fries, e o Diretor da Agência Europeia de Defesa (EDA), Jiri Sedivy.

. A conferência, inteiramente online, contou com uma audiência de mais de 200 pessoas de think tanks e meios académicos e das principais instituições europeias e dos Estados Membros.

O objetivo primo​r​dial deste evento foi contribuir com uma reflexão ampla e aberta para o desenvolvimento de propostas concretas e inovadoras para a Bússola Estratégica, envolvendo altos responsáveis, representantes dos Estados Membros (Portugal, Alemanha, Eslovénia, França), do Serviço Europeu de Ação Externa (incluindo o Estado Maior da UE) e da Comissão Europeia, bem como membros da comunidade académica que se dedicam ao estudo aprofundado dos temas da defesa europeia e do seu futuro.

A conferência foi estruturada em discursos inaugurais e em dois painéis de discussão e debate. O primeiro com o tema “Definindo um Rumo: quais as perspetivas nacionais?", o segundo subordinado ao tema de “Encontrando um Rumo: que direção para segurança e defesa europeia?"

Foram também procuradas respostas para duas questões fundamentais: Que objetivos prioritários deve a defesa europeia prosseguir? Qual deve ser o perfil da Defesa europeia para os ajudar a concretizar?

Há um acordo crescente na Europa sobre a necessidade de repensar a forma como se enfrentam na UE os atuais desafios geopolíticos e assegurar os seus interesses a nível global num Mundo em mudança acelerada. A Bússola Estratégica oferece à UE e aos seus Estados-Membros a possibilidade de, num momento crucial de mudança a nível global, os EM refletirem em conjunto sobre a sua segurança e defesa, e desenvolverem formas de melhor coordenar os seus esforços neste campo. Esta é também uma oportunidade para a UE sinalizar que tem a capacidade e a vontade de se adaptar e prosperar num ambiente geopoliticamente complexo.

O Instituto de Estudos de Segurança da UE irá elaborar um relatório síntese que permitirá alimentar o trabalho preparatório para a elaboração da Bússola Estratégica.


For English click here

Assista à intervenção do Ministro da Defesa Nacional (inglês):​​​

​​

​​


Partilhar
Conteúdo