Ir para o conteúdo principal
Foram recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo Ministro da Defesa Nacional, no Aeródromo de Trânsito n. º1, em Figo Maduro

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasQuatro militares portugueses destacados para o Afeganistão chegaram esta sexta-feira a Portugal
27 de agosto de 2021

Os quatro militares portugueses destacados para o Afeganistão regressaram esta sexta-feira a Portugal e foram recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho no Aeródromo de Trânsito n. º1, em Figo Maduro. 

Com os militares portugueses que estiveram destacados no aeroporto Hamid Karzai, em Cabul, para apoiar o esforço de retirada de cidadãos afegãos identificados pelas autoridades portuguesas, veio um primeiro grupo de 24 cidadãos afegãos.

O Ministro João Gomes Cravinho sublinhou a missão “difícil e que exigiu coragem e determinação", lembrando que “ao longo de quase 20 anos, Portugal desenvolveu dívidas de gratidão em relação a afegãos que trabalharam, em muitos casos sob o risco da sua própria vida, para as nossas Forças Nacionais Destacadas (FND), que apoiaram as nossas FND", afirmando que esta força foi a Cabul “honrar essas dívidas de gratidão".

“Fizemos tudo aquilo que estava ao nosso alcance para conseguir trazer para junto de nós as pessoas que trabalharam de perto connosco naquele teatro de operações", disse o Major Marco Silva sobre o empenhamento operacional na garantia de todo o processo complexo de receção, triagem e embarque no aeroporto da capital afegã.
Na receção dos militares portugueses, estiveram também o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, o Chefe do Estado-Maior- da Força Aérea, General Nunes Borrego e o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Guerra Pereira, entre outras entidades. 

Galeria de Imagens


​​
Partilhar
Conteúdo