Ir para o conteúdo principal
O Ministro da Defesa Nacional afirmou esta segunda-feira, em Leiria, que a Economia de Defesa representa uma oportunidade para as empresas nacionais

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasPotencial das indústrias de Defesa debatido em Leiria
22 de setembro de 2020

 

No âmbito de um encontro com empresários da região promovido pela idD – Portugal Defense, João Gomes Cravinho participou num debate centrado na Economia de Defesa para o Futuro, referindo que este setor tem registado um "grande crescimento", representando já "praticamente 3 do PIB". O governante sublinhou ainda que se trata de uma "área tecnologicamente muito evoluída", com profissionais muito qualificados e com uma produção virada para o mundo, com exportações na ordem dos 80.

 

"As indústrias de Defesa são indústrias de ponta, empresas muito competitivas", destacou o Ministro da Defesa Nacional. João Gomes Cravinho afirmou que é fundamental assegurar que essas empresas tenham o apoio necessário para se inserirem nas cadeias de fornecimento internacionais, principalmente as europeias.  Sobre esta matéria, o governante sublinhou que as empresas devem estar atentas às transformações em curso e às novas oportunidades estão a surgir na União Europeia, reconhecendo por outro lado que é preciso prestar atenção aos problemas e às barreiras de acesso que existem nestes mercados complexos e difíceis.

 

Como solução para esses obstáculos, o Ministro da Defesa Nacional realçou o papel da idD – Portugal Defense na criação de um “mecanismo de informação” que permitirá às pequenas e médias empresas terem um maior conhecimento das oportunidades e informações sobre candidaturas a concursos europeus. Através desta ferramenta, será também mais fácil identificar oportunidades de negócio, sobretudo, quando empresas internacionais procuram fornecedores nas diferentes áreas. Será "uma base de dados sobre as potencialidades da industria portuguesa" para responder às solicitações do mercado, afirmou João Gomes Cravinho.

 

Participaram também nesta mesa redonda o Presidente da Associação Empresarial da Região de Leiria, António Poças, o Presidente da idD – Portugal Defense, Marco Capitão Ferreira, e o Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa. A sessão contou com a moderação de Ana Catarina Louro, Vereadora da Câmara Municipal de Leiria.


 

Partilhar
Conteúdo