Ir para o conteúdo principal
A cerimónia comemorativa dos 60 anos Instituto Hidrográfico contou com a presença dos Ministros da Defesa Nacional, Tecnologia e Ensino Superior e do Mar

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasInstituto Hidrográfico celebra 60 anos de existência
22 de setembro de 2020

​Na cerimónia comemorativa dos 60 anos da instituição, que contou com a presença dos Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Mar, Ricardo Serrão Santos, o Ministro da Defesa Nacional afirmou que o Instituto Hidrográfico (IH) "representa um reforço muito significativo da capacidade nacional de potenciar a localização central [de Portugal] no Atlântico e a sua vocação marítima".

O IH foi apontado pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, como "um valioso ativo para o futuro de Portugal" e elogiou o seu trabalho no domínio da produção de conhecimento científico e técnico - aplicados nas áreas da hidrografia, da oceanografia e da cartografia. Realçou ainda a importância do seu papel na dinamização destas atividades junto da comunidade académica, das empresas e dos parceiros estratégicos.

O Ministro da Defesa Nacional dirigiu uma palavra de apreço ao Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Mendes Calado e ao Diretor-geral do IH, Contra-Almirante Ventura Soares, "pela liderança que têm exercido nos destinos desta casa" e sublinhou a utilidade do trabalho do IH para a persecução das missões das Forças Armadas e para "novos setores da atividade económica ligados ao mar".

João Gomes Cravinho afirmou ainda a importância dos contributos do IH para o Atlantic Centre, cujas prioridades são a "capacitação no domínio da Defesa e a cooperação entre todos os Estados atlânticos para identificarem áreas de cooperação na segurança marítima do oceano que partilham". O responsável governamental concluiu com a afirmação de que "Portugal não pode controlar, explorar de forma sustentável ou defender aquilo que não conhece".​

20200922_Instituto-Hidrografico-celebra-60-anos-de-existen.jpeg


 

Partilhar
Conteúdo