Ir para o conteúdo principal
O Major-General Hermínio Maio transferiu segunda-feira, dia 8 de julho, o comando da Missão Europeia de Formação e Treino na República Centro-Africana ao General francês Eric Peltier

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasPortugal transfere comando da missão europeia mas “trabalho é para continuar” na República Centro-Africana
16 de julho de 2019

O Major-General Hermínio Maio transferiu segunda-feira, dia 8 de julho, o comando da Missão Europeia de Formação e Treino na República Centro-Africana (EUTM-RCA) ao General francês Eric Peltier, numa cerimónia que decorreu em Bangui.
 
Além do Ministro da Defesa português, estiveram presentes a Ministra das Forças Armadas francesa, Florence Parly e do Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadera. João Gomes Cravinho sublinhou que o trabalho de Portugal “foi apreciado, prestigia as nossas Forças Armadas” e é para continuar. “Ocorreu uma passagem de testemunho do General Maio para o General francês Peltier, mas isto não significa o fim do compromisso de Portugal”.
 
João Gomes Cravinho afirmou que Portugal pretende continuar a contribuir para o esforço internacional para a paz e para a estabilidade na República Centro-Africana, “seja na missão da União Europeia ou na Missão das Nações Unidas”, salientando que a formação das Forças Armadas centro-africanas é um processo longo e que os militares portugueses em missão na República Centro-Africana (RCA) têm “feito a diferença”, tendo sido essenciais para o acordo de paz alcançado em 2017.
 
Na hora de despedida, ao fim de 18 meses à frente da missão da União Europeia que já ajudou a formar mais de 4000 militares das Forças Armadas da República Centro-Africana, o General Maio recebeu várias condecorações, entre as quais a insígnia francesa da Ordem Nacional do Mérito e salientou que a “grande evolução desde a nossa chegada, não havia praticamente tropas projetadas no terreno e neste momento mais de 1500 militares centro-africanos estão projetados no terreno”.
 
Dos militares presentes na missão europeia de treino militar (EUTM-RCA), 43 regressaram a Portugal, incluindo o General Maio, que em setembro vai assumir o cargo de Diretor Adjunto da Capacidade Militar de Planeamento e Condução da União Europeia (Military Planning Conduct Capability), em Bruxelas. O coronel português Hilário Peixeiro é agora o segundo-comandante da força da Missão Europeia de Treino Militar - República Centro-Africana (EUTM-RCA).

Partilhar
Conteúdo