Ir para o conteúdo principal
Exercício decorre até 24 de setembro e envolve mais de 40 entidades.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro visita exercício REP(MUS) em Tróia
20 de setembro de 2021

​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, assistiu esta segunda-feira, no Ponto de Apoio Naval de Tróia, a uma demonstração de capacidades no âmbito do exercício REP(MUS), organizado pela Marinha desde 2010.

Este é um exercício “extremamente importante para o desenvolvimento da indústria portuguesa, da inovação em Portugal, mas, mais amplamente do que isso, para a inovação entre os aliados e parceiros na NATO", afirmou o Ministro da Defesa à margem do evento.

Gomes Cravinho destacou ainda a importância do exercício que vem “credibilizando e prestigiando" Portugal há mais de dez anos e que tem vindo a “criar circunstâncias" para que este evento anual seja um “verdadeiro acelerador de conhecimento".

O exercício RE(MUS) (sigla para Robotic Experimentation and Prototyping augmented by Maritime Unmanned Systems) é um exercício de experimentação operacional, realizado anualmente, com o objetivo de proporcionar a experimentação em larga escala na área dos sistemas não tripulados.

O exercício anual permite ainda à comunidade operacional, indústria e academia colaborarem e estabelecerem sinergias, tendo em vista o desenvolvimento, teste e validação de tecnologias e conceitos operacionais, com aplicação nos domínios da segurança e defesa em ambiente marítimo, como será o caso da IdD Portugal Defence que, através da assinatura de um protocolo estabelecido ontem, passará também a cooperar com a Marinha Portuguesa em matérias relacionadas com a promoção da Economia de Defesa.

Criado em 2010 em virtude de um protocolo celebrado entre a Marinha e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o exercício evoluiu ao longo dos últimos anos, constituindo-se atualmente como o principal exercício, organizado por um membro da NATO, no âmbito da experimentação operacional de tecnologias não tripuladas/automatizadas.

A edição deste ano do REP é co-organizada pe la Marinha Portuguesa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Centro da Organização de Ciência e Tecnologia da NATO para a Investigação e Experimentação Marítima (NATO STO CMRE) e a NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI) e envolve mais de 40 entidades, de entre as quais 17 Marinhas, 15 Entidades de Investigação & Desenvolvimento, 1 Universidade e 8 organismos da NATO.

Partilhar
Conteúdo