Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro na Suécia para 4.º Encontro Anual da Iniciativa Europeia
24 de setembro de 2021

​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participou esta sexta-feira na 4.ª edição do encontro anual da Iniciativa Europeia de Intervenção que decorreu em Estocolmo. 

No encontro organizado pela Suécia, estiveram em análise as operações internacionais no Sahel, em particular no Mali, que, de acordo com o ministro português, mereceram “uma grande preocupação" face à possibilidade de um acordo entre as autoridades malianas e um grupo mercenário, tendo o assunto sido recebido “como um indicativo das grandes dificuldades que há em trabalhar" naquela região.  Por outro lado, afirmou Gomes Cravinho, todos os membros da Iniciativa mantêm o “compromisso generalizado" em relação ao combate ao terrorismo naquela área. 

Na agenda da discussão esteve também a situação no Afeganistão, cuja forma de retirada de militares e civis foi representativo “da falta de diálogo e de concertação" dos estados envolvidos, resultando daí uma oportunidade para “aprender lições", especialmente para outros quadros de missões em que todos os países estão envolvidos. 

Durante o encontro, o Ministro da Defesa teve ainda a oportunidade de fazer um ponto de situação em relação à situação em Cabo Delgado, Moçambique, e ao processo de lançamento da missão de treino da União Europeia, comandada por um português, cujo arranque está previsto para outubro. 

Estiveram ainda em debate a realização do exercício militar russo ZAPAD e outras temáticas relacionadas com a desinformação e o futuro da cooperação no âmbito desta iniciativa, numa discussão que João Gomes Cravinho classificou como “franca, aberta e solidária" e de consolidação do caminho de criação de uma “cultura estratégica comum", com “boas perspetivas para o futuro". 

No evento estiveram presentes, além de Gomes Cravinho, ministros da defesa e representantes da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Itália, Noruega, Países Baixos, Reino Unido e Suécia.​​

A Iniciativa Europeia de Intervenção é uma plataforma independente que junta vários países europeus na antecipação e preparação de crises futuras, numa lógica de cultura estratégica partilhada, com o objetivo de complementar o trabalho desenvolvido pela União Europeia, NATO, ONU ou Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

​Reunião bilateral com homólogo sueco

Durante a deslocação à Suécia, o Ministro da Defesa Nacional reuniu ainda com o homólogo sueco, Peter Hultqvist, num encontro bilateral, onde foi firmada uma declaração de intenções entre ambos os países para o fortalecimento da cooperação bilateral na área da defesa, através da promoção do diálogo e a partilha de informação no âmbito estratégico de segurança, políticas de defesa e doutrina militar, entre outros.

Na agenda da reunião estiveram ainda em discussão o Centro do Atlântico e a indústria de defesa nacional, assim como a situação no Mali e no Afeganistão. O ministro da Defesa Nacional fez ainda um ponto de situação sobre Moçambique junto do seu homólogo.

Partilhar
Conteúdo