Ir para o conteúdo principal
João Gomes Cravinho foi condecorado pela Ministra da Defesa da República Centro-Africana, com a Medalha da Ordem Nacional de Reconhecimento Centro-Africana.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro visita a República Centro-Africana
09 de dezembro de 2019

João Gomes Cravinho foi condecorado este domingo, 8 de dezembro, pela Ministra da Defesa da República Centro-Africana, com a Medalha da Ordem Nacional de Reconhecimento Centro Africana, no âmbito da terceira visita que realiza ao país, em apenas um ano.

“Uma relação histórica que hoje renasce" destacou o Ministro da Defesa Nacional, no encontro que manteve com a sua homóloga e no qual foi também assinado um acordo de cooperação no domínio da defesa.

Nesta reunião, a Ministra da Defesa, Marie-Noëlle Koyara, fez ainda questão de elogiar e agradecer o trabalho que os militares portugueses têm desenvolvido no seu país.

“Esta condecoração devem senti-la como vossa", salientou o Ministro Gomes Cravinho, nas palavras que dirigiu aos 180 militares, que compõem o maior contingente nacional em operações de manutenção de paz, das Nações Unidas.

Esta é a 6.ª Força Nacional Destacada a participar na Missão Multidimensional das Nações Unidas para a República Centro Africana (MINUSCA) e permanecerá no território até março de 2020.  Já a participação portuguesa na MINUSCA deverá prolongar-se, pelo menos, até ao final do ano. 

Também a presença portuguesa na Missão de Treino da União Europeia (EUTM) se deverá estender pelo ano de 2020.  O mandato desta força europeia, criada em 2016, foi recentemente prolongado até setembro do próximo ano. 

No encontro que manteve com os 16 militares que constituem atualmente o contingente nacional na EUTM, o Ministro da Defesa fez questão de salientar a importância do trabalho que desenvolvem na República Centro-Africana: “o vosso trabalho aqui vale a pena.  Honram o nome de Portugal e fazem a diferença entre a população". 

Desde 2017 passaram já pela RCA mais de mil militares portugueses.

A todos os que este ano celebrarão o seu Natal longe da família, o Ministro desejou as maiores felicidades, lembrando que apesar de diferente, este Natal será também passado no seio de uma família, a «família militar».​

Partilhar
Conteúdo