Ir para o conteúdo principal
O Ministro da Defesa Nacional participou esta tarde na abertura solene do ano letivo 2020/2021, do Instituto Universitário Militar (IUM).

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa na abertura do ano letivo do Instituto Universitário Militar
16 de setembro de 2020

​O Ministro da Defesa Nacional participou esta tarde na abertura solene do ano letivo 2020/2021, do Instituto Universitário Militar (IUM).

O IUM é uma instituição de ensino superior universitário militar, que desenvolve atividades de ensino, investigação, apoio à comunidade, cooperação e intercâmbio, tendo por objetivo formar oficiais e sargentos dos quadros permanentes das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana.

Integra a Escola Naval, a Academia Militar e a Academia da Força Aérea. A sua oferta curricular inclui ainda o Departamento de Estudos Pós-graduados, o Centro de Investigação e Desenvolvimento e a Unidade Politécnica Militar.

No dia que marca o arranque formal da atividade letiva do Instituto, o Ministro da Defesa voltou a reforçar a importância do trabalho de integração das instituições de ensino superior militar no ensino superior nacional, reconhecendo que "com a dedicação e energia de todos, tem sido possível reposicionar o IUM e as suas unidades orgânicas, adaptando currículos, reforçando recursos humanos, qualificando-os e, acima de tudo, densificando as relações com outras instituições de ensino superior no nosso país e fora de fronteiras".  

Exemplo da qualificação do ensino lecionado no Instituto Universitário Militar, é a criação do novo doutoramento em ciências militares, que se inicia este ano. João Gomes Cravinho considera que é esta é mais "uma prova da capacidade do IUM em densificar uma área de formação pouco desenvolvida em Portugal".

A cerimónia de abertura do ano letivo do IUM foi presidida pelo Presidente da República,

Marcelo Rebelo de Sousa, responsável pela Lição Inaugural.

Na abertura solene marcaram também presença, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e os Chefes de Estado-Maior dos três ramos.​​​​

Galeria de Imagens

​​


 

Partilhar
Conteúdo