Nuno Melo discursou hoje perante uma delegação da Assembleia Parlamentar da NATO, numa sessão que teve lugar na Sala do Senado da Assembleia da República, em Lisboa. O Ministro da Defesa Nacional anunciou as prioridades portuguesas para a Cimeira da Aliança Atlântica, agendada para 9 a 11 deste mês em Washington, nos Estados Unidos.
Nuno Melo reiterou o apoio de Portugal à Ucrânia, alertando para a importância do reforço da capacidade de dissuasão e defesa do território Aliado, contra quaisquer ameaças, provenientes de quaisquer direções.
O Ministro afirmou a lealdade à segurança coletiva garantida pela NATO e pelas suas missões, adiantando que Portugal está a aumentar o seu investimento na defesa com o objetivo de atingir 2% do PIB até 2029.
A sessão inaugural também contou com a presença do Presidente da Assembleia da República, José Aguiar-Branco, e do Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar da NATO, Marcos Perestrello.
A visita conjunta da Subcomissão para as parcerias da NATO e do grupo especial para o Mediterrâneo e Médio Oriente da Assembleia Parlamentar da NATO a Portugal decorrerá de 01 a 03 de julho.
A Assembleia Parlamentar da NATO é um fórum essencial para o diálogo parlamentar internacional numa matriz de segurança, assuntos políticos e económicos e tem como objetivo principal fomentar o entendimento mútuo entre os parlamentares da Aliança quanto aos desafios-chave de segurança enfrentados pela parceria transatlântica.